Quando se sentir sobrecarregado, evite aproximar-se do chefe quando estiver emocional ou mal-humorado.
Todos, de uma vez ou outra, sentem o peso de um horário de trabalho sobrecarregado. No entanto, se você achar que sua carga de trabalho é consistentemente grande demais para suportar, é hora de sentar com seu chefe antes que a situação fique fora de controle. Aproximar-se do seu empregador requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem diplomática. Isso é fácil de seguir seguindo alguns princípios básicos de comunicação e considerando o ponto de vista do empregador.
Configurar uma reunião cara a cara. Em vez de entregar a queixa por e-mail ou memorando, peça uma entrevista com seu empregador para discutir a questão pessoalmente. Envie um e-mail e diga que você gostaria de se encontrar para discutir um problema que está interferindo na sua capacidade de trabalhar de forma eficaz. Peça ao empregador uma data e hora convenientes para uma breve conversa. Evite apressar o empregador, exigindo a reunião o mais rapidamente possível, pois isso poderia transmitir uma falta de profissionalismo. Entenda que o seu empregador é uma pessoa muito ocupada e se aproxime com consciência e respeito pela programação completa do empregador.
Organize seus pontos. O empregador vai querer saber o problema imediatamente, mas você deve entregar a informação diretamente e sem emoção. Seja direto e deixe que o empregador saiba que você está preocupado com sua carga de trabalho. Antes da reunião, anote uma lista de tarefas atribuídas a você e estime as horas necessárias para concluir cada uma delas. Quando você se encontrar com seu chefe, mostre seu gráfico e explique que a carga de trabalho é impossível de cobrir no dia normal de trabalho.
Frase sua preocupação em linguagem que se aplica aos objetivos da empresa, ao invés de suas necessidades pessoais. Por exemplo, em vez de dizer "não tenho tempo para mim", diga ao empregador que sua carga de trabalho está fazendo com que você corra por meio de projetos e ofereça um trabalho menos do que perfeito. Mantenha a empresa em mente, concentrando-se em seu papel no local de trabalho, não em sua vida pessoal ou necessidades. De acordo com Mike Lee no Biz Thoughts, alguns empregadores simplesmente não percebem que a carga de trabalho que deram a um funcionário é impossível de gerenciar. Dar ao chefe a chance de resolver o problema é melhor do que esperar até um ponto de ruptura ou deixar o trabalho por completo.
Venha ao encontro com algumas soluções já em mente e sugira-as respeitosamente. Por exemplo, você pode dizer: "Contratar um estagiário ou um assistente ajudaria a equilibrar tarefas diárias menores com preocupações e projetos maiores". Ouça ativamente a resposta e as sugestões do empregador e evite ficar na defensiva. Nunca entregue um ultimato ou uma ameaça para sair. Em vez disso, sugira maneiras de melhorar sua função e desempenho no trabalho.
Ponta
- Aproveite o tempo extra para se vestir profissionalmente e polido quando se encontrar com seu empregador. Isso transmite que você se importa com seu trabalho e respeita a imagem da empresa.