
Os fertilizantes orgânicos vêm em formas secas e líquidas.
A jardinagem orgânica e a agricultura concentram-se na melhoria dos solos para fornecer nutrientes às plantas. Os fertilizantes convencionais, por outro lado, freqüentemente esgotam os solos de micróbios benéficos e matéria orgânica (ver Referências 2). Os fertilizantes orgânicos vêm de fontes vegetais ou animais e contêm pelo menos 5 por cento de nitrogênio, fósforo ou potássio combinados - os nutrientes primários das plantas precisam. Os fertilizantes orgânicos também podem conter suplementos minerais, como cálcio ou magnésio. (Veja Referências 1)
Recolha uma amostra de solo e submeta-a para testes de nutrientes. Antes de aplicar qualquer fertilizante, você deve saber o que seu solo precisa, bem como informações sobre níveis ótimos ou excessivos de nutrientes. Escritórios de extensão universitária e empresas de testes privados podem realizar testes de solo de baixo custo e fornecer instruções precisas sobre como preparar e enviar uma amostra para teste.
Interpretar os resultados dos testes de solo. A maioria dos laboratórios de testes indicará níveis de nutrientes em uma escala que varia de muito baixa a muito alta, permitindo que você identifique os nutrientes que precisa fornecer como parte de seu regime de fertilizantes. O teste também fornecerá uma recomendação de fertilizante, expressa em três números, como 10-5-5. Os números indicam a proporção de nitrogênio, fósforo e potássio que você precisa no seu fertilizante. (Veja Referências 3)
Adquira um fertilizante orgânico que corresponda ao número de fertilizantes recomendado em seu teste de solo. Você encontrará os números de fertilizantes exibidos em destaque na frente da embalagem do fertilizante.
Espalhe a quantidade recomendada de fertilizante seco sobre a área do jardim. Com um garfo ou ancinho de jardim, trabalhe o fertilizante no topo 4 para 6 polegadas de solo.
Nunca exceda as taxas de aplicação recomendadas em seu teste de solo ou, se você estiver trabalhando sem um teste de solo, a embalagem de fertilizante. Fertilizantes, particularmente aqueles com alto teor de nitrogênio e fósforo, são os principais poluentes das águas superficiais e subterrâneas no mundo (ver Referências 5). Embora a culpa tenda a ser atribuída aos usuários de fertilizantes convencionais, um estudo da 2007 publicado na "Environmental Pollution" descobriu que os fertilizantes orgânicos têm o potencial de agir como poluentes também (ver Referências 6).
Adicione um punhado de fertilizante orgânico ao buraco de plantio enquanto você planta sementes ou transplanta mudas. Ao contrário dos fertilizantes convencionais, todos os orgânicos são de liberação lenta, de modo que você não precisa se preocupar com uma súbita superabundância de nutrientes queimando as raízes de suas plantas (ver Referências 4, p. 229).
Trabalhe com fertilizantes orgânicos secos na parte superior do solo ao redor das plantas existentes.
Diluir e misturar fertilizantes líquidos foliares de acordo com as instruções na embalagem. Use um pulverizador manual ou pulverizador de mochila para aplicar esses fertilizantes diretamente à folhagem para dar nutrientes extras às plantas durante a estação de crescimento. (Consulte Referências 4, p. 230)
Itens que você precisará
- Amostra de teste do solo
- Fertilizante orgânico seco
- Garfo de jardim ou ancinho
- Fertilizante orgânico líquido, opcional
- Pulverizador, opcional




