Como Eu Determino A Base De Custo Em Ações?

Autor: | Ultima Atualização:

Descobrir se você lucrou com um investimento em ações é fácil: se você vendeu as ações por mais do que pagou, é uma aposta segura que você fez pelo menos um pequeno lucro. Mas quando chega a hora de fazer seus impostos, fica um pouco mais complicado. Você começa a calcular o que deve ao Tio Sam determinando a base de custo dos estoques. A base de custo é o custo total do investimento e inclui as despesas incorridas além do preço pago pelas ações, como taxas de transação. Isso funciona a seu favor porque a base de custo é sempre maior que o custo das próprias ações, reduzindo seus ganhos de capital e, portanto, o valor do lucro tributável.

Multiplique o preço pago por ação pelo número de ações que você comprou para encontrar o preço total de compra. Se você comprou algumas ações em momentos diferentes, calcule cada transação de compra separadamente e, em seguida, adicione os preços totais de compra juntos. Talvez você não precise realmente fazer esses cálculos, pois muitos corretores fazem isso por você e listam as informações no extrato da sua conta.

Exclua quaisquer dividendos recebidos enquanto você é o proprietário do estoque. Os dividendos são considerados rendimentos e são tributados como rendimento ordinário, não como ganhos de capital.

Certifique-se de calcular a base de custo para as ações corretas, se você vendeu apenas algumas das suas participações de uma determinada ação. A menos que você instrua seu corretor a vender ações específicas, o IRS assume que as primeiras ações compradas são as primeiras que você vendeu.

Adicione todas as taxas, comissões de corretagem e outros custos de transação para a compra e venda das ações ao preço total de compra. O resultado é a base de custo para o estoque.

Itens que você precisará

  • Registros de negociação de ações

Ponta

  • Depois de determinar a base de custo para um investimento em ações, subtraia-o do total de receitas da venda das ações. O resultado é seu ganho ou perda de capital no investimento. Se você ganhou dinheiro, ele estará sujeito ao imposto de renda, a menos que você tenha compensado as perdas de capital.