Exercícios Funcionais De Fitness E Gama De Movimento

Autor: | Ultima Atualização:

Exercícios funcionais movem múltiplas articulações e envolvem múltiplos músculos.

Repetições insensatas em aparelhos de musculação podem fortalecer seus músculos, mas fazem pouco para treiná-lo para o movimento ideal para esportes e outras atividades que você faz todos os dias fora do ginásio. A aptidão funcional cuida dessa lacuna. Os padrões de movimento que você usa em sua vida diária incluem agachar, empurrar, empurrar, puxar e girar. Exercícios funcionais incorporam esses padrões em atividades de corpo inteiro que movem várias articulações através de uma ampla gama de movimentos. Isso fortalece os músculos, aumenta a flexibilidade e melhora a elasticidade do tecido conjuntivo.

The Myofascial Web

Exercícios de força e flexibilidade tradicionalmente focados no fortalecimento e alongamento dos músculos individuais para apoiar os ossos e o tecido conjuntivo. No entanto, essas unidades individuais são agora entendidas como parte de uma rede, chamada de rede miofascial, que engloba todo o seu corpo e funciona como um sistema integrado. O movimento de uma articulação afeta o movimento e a estabilidade em todo o corpo. Esta rede inclui todos os seus músculos, ossos e tecido conjuntivo e coordena o movimento de todo o seu corpo para evitar a força excessiva em músculos ou articulações individuais.

Aptidão Funcional

Como seu corpo se move como um sistema integrado, o exercício não deve ser isolado a um músculo ou articulação, mas deve ser uma série de padrões de movimento. Exercícios funcionais desafiam toda a rede miofascial, movimentando vários músculos e articulações ao mesmo tempo para melhorar a coordenação, força e elasticidade. Máquinas de ginástica típicas fornecem um ambiente estável que isola e concentra-se em contrair ou encurtar os músculos. Os exercícios funcionais são dinâmicos por natureza e treinam os movimentos, não os músculos. Ao treinar seus músculos para se moverem como fazem nas atividades cotidianas, você prepara seu corpo para realizar qualquer situação.

Gama de movimento

Quando você move suas articulações através de uma variedade de ângulos, seus ossos, músculos e tecido conjuntivo tornam-se mais fortes e flexíveis. Cada junta tem sua própria amplitude de movimento baseada em sua estrutura. É importante trabalhar com a estrutura da articulação à medida que você explora os padrões de movimento funcional do seu corpo. Nunca force uma articulação em uma posição ou estique os músculos. Em vez disso, concentre-se nos exercícios de amplitude de movimento dinâmico que facilitam movimentos maiores.

Exercícios

Existem muitos exercícios funcionais que você pode fazer para melhorar a postura, equilíbrio, coordenação, desempenho e força. Esses exercícios também ajudarão a prevenir lesões e melhorarão sua capacidade de realizar atividades diárias, como alcançar uma prateleira de cima ou tirar roupas da secadora. Exemplos de exercícios de amplitude de movimento, funcionais e de corpo inteiro são os agachamentos com um bíceps, movimentos para frente com rotação do tronco, flyers invertidos, flexões e flexões. Ao iniciar o treinamento funcional, comece com exercícios que usem o peso do seu corpo para resistência. Quando estiver pronto para um desafio maior, aumente a dificuldade com tubos de resistência, bolas de fitness, kettlebells e pesos.