
Grãos integrais, proteínas magras, frutas e legumes promovem a saúde digestiva.
Uma vez que a visão ou o cheiro de um alimento delicioso faz você salivar, a digestão está em andamento. A digestão começa na boca, onde a saliva e os dentes quebram a comida e termina no cólon, onde a água é absorvida e o lixo é liberado. Alimentos nutritivos podem ajudar a garantir a digestão normal e melhorar a saúde digestiva geral. Se você está experimentando sintomas digestivos duradouros ou inexplicáveis, procure orientação do seu médico.
Frutas e vegetais
Frutas e vegetais são fontes de fibra. Porque você não pode digeri-lo, a fibra se move através do corpo inalterada, ajudando a comida e outros nutrientes a viajarem eficientemente através do seu trato digestivo. A fibra também adiciona volume ao desperdício, permitindo a liberação. Consumir pouca fibra é uma das principais causas de constipação, diz a National Digestive Diseases Information Clearinghouse, uma doença que afeta mais de 4 milhões de americanos com freqüência, e mais mulheres do que homens. Frutas e legumes também fornecem água, uma proteção adicional contra a constipação. Particularmente variedades ricas em fibras incluem bagas, pêras, alcachofras e verduras de folhas cozidas, brócolis e abóbora. Adicionar alimentos ricos em fibras à sua dieta gradualmente para evitar gases, inchaço e cólicas, enquanto o corpo se ajusta.
Iogurte
Bactérias boas não são um oximoro. Bactérias saudáveis em seu aparelho digestivo protegem contra infecções e doenças, e previnem danos causados por cepas prejudiciais. O iogurte é a melhor fonte alimentar de bactérias saudáveis conhecidas como probióticos, diz Carol Ann Brannon, dietista registrada na Geórgia. Probióticos são semelhantes às bactérias saudáveis em seu corpo, e podem ajudar a restaurar o equilíbrio intestinal e reduzir os sintomas gastrointestinais, como constipação, diarréia, gases e inchaço. Para obter melhores resultados, escolha o iogurte que lista as culturas ativas vivas, como lactobacillus acidophilus, na embalagem.
Alimentos ricos em proteínas magros
A proteína está presente em todas as células do seu corpo, incluindo as células dos seus órgãos digestivos. A Cleveland Clinic recomenda fontes de proteína magra, como peixe, carne vermelha magra, frango e tofu, para a saúde digestiva. Fontes gordurosas, como carnes fritas e processadas, podem desencadear ou aumentar a inflamação, tornando condições como diarréia e cãibras piores. Peixes de água fria, como salmão, atum e alabote, contêm ácidos graxos ômega-3, que reduzem a inflamação. Métodos de cozimento saudáveis incluem assar, escalfar e grelhar com quantidades leves de óleo saudável, como a azeitona.
Grãos Integrais
Grãos integrais oferecem sérios benefícios para a saúde digestiva. Ao contrário de suas contrapartes refinadas, os grãos integrais não são desprovidos de componentes nutritivos durante o processamento. Como resultado, eles fornecem mais fibras, proteínas, vitaminas e minerais. A Cleveland Clinic recomenda o arroz integral, o arroz selvagem, a massa de trigo integral e pães integrais como alimentos básicos para digestão. Ao comprar produtos de grãos preparados, verifique a embalagem para garantir que os grãos integrais apareçam como o ingrediente principal. Uma porção deve fornecer pelo menos 2 gramas de fibra. Exemplos de grãos integrais nutritivos incluem trigo integral, aveia, pipoca, espelta, cevada e quinoa.




