
Você pode estar recebendo muito iodo se você comer muito sal.
A glande da tireóide em forma de borboleta fica na frente do pescoço logo abaixo da sua caixa de voz. Esta pequena glândula produz hormônios poderosos que ajudam a desencadear o crescimento, desenvolvimento e metabolismo do seu corpo. A doença de Hashimoto ou tireoidite é uma condição na qual seu corpo ataca sua própria tireóide, danificando esse órgão e levando a baixos níveis de hormônios da tireoide. Os sintomas de uma tiróide hipoativa incluem fadiga e cansaço, ganho de peso, um rosto pálido e inchado, dor nas articulações e músculos, queda de cabelo e depressão. Alguns alimentos podem aumentar o risco de contrair a doença de Hashimoto.
Iodo
Seu corpo precisa obter o mineral iodo de sua dieta para manter sua tireóide saudável e produzir hormônios da tireóide. Então, pode parecer contra-intuitivo que, em algumas pessoas, o iodo também pode desencadear doenças da tireóide. Uma pesquisa publicada no "Journal of Autoimmunity" em 2007 observou que a ingestão excessiva de iodo na dieta pode levar à tireoidite autoimune em alguns indivíduos. Esta condição provoca inflamação e danos na glândula tireóide. Indivíduos geneticamente propensos a esta condição podem ter que limitar quanto iodo consomem. A American Thyroid Association lista várias fontes alimentares de iodo, incluindo sal iodado de mesa, peixe de água salgada, molho de soja, mariscos, leite de vaca, queijo, iogurte e sorvete.
Alimentos de Soja
Os produtos à base de soja são alimentos saudáveis porque são ricos em proteínas vegetais e pobres em gordura. No entanto, um artigo publicado pela Bauman College em 2007 observou que alimentos como leite de soja, soja e tofu também contêm quantidades elevadas de hormônios vegetais que podem perturbar o equilíbrio hormonal de seu corpo. Isso pode levar à tireoidite de Hashimoto, causando baixos níveis do hormônio tireoidiano T3 em seu corpo. O artigo citou Ken Blanchard, MD, que observou que os bebês alimentados com fórmulas de soja estão em maior risco de desenvolver condições auto-imunes, como a doença de Hashimoto mais tarde na vida.
Adoçantes artificiais
Os adoçantes artificiais, como o aspartame, são popularmente usados como uma alternativa de baixa caloria ao açúcar e são encontrados em uma variedade de alimentos, desde chicletes a bebidas e lanches com baixo teor de gordura. No entanto, em uma entrevista publicada pela Thyroid-Info.com, o Dr. Edward Bauman alertou que tais adoçantes artificiais podem ser convertidos em toxinas no corpo. Ele observou que o aspartame em particular pode levar a danos na glândula tireóide. Ainda não há evidências conclusivas sobre os efeitos dos adoçantes artificiais no corpo, e vários estudos estão em andamento.
Comida enlatada
Toxinas ambientais, particularmente aquelas encontradas em alimentos enlatados e processados, também são pensadas para aumentar o risco de Hashimoto. Em seu livro "Avançar medicina com alimentos e nutrientes", Sheila George, MD observou que esses produtos químicos podem bloquear a produção de hormônios da tireóide. O Dr. George relatou que uma dessas toxinas ambientais, bisfenol A ou BPA - uma substância química encontrada no forro de resina da maioria dos produtos enlatados - foi levada para a alimentação.




