Exercícios Para Freediving

Autor: | Ultima Atualização:

Freedivers fêmeas japonesas que emergem do oceano.

O mergulho livre pode ser um esporte, uma ocupação, uma busca ou uma obsessão. A tentativa de mergulhar profundamente na água com apenas uma respiração custou a vida de algumas pessoas e aleijou outras pessoas com doenças descompressivas. A organização internacional de mergulhadores da Aida diz que o mergulho livre remonta ao seu tempo no útero, "um ambiente aquático muito semelhante à água do mar". Se um mergulhador deseja retornar ao útero é apenas especulação, mas não há dúvida de que o mergulho livre - às vezes chamado de apneia, uma palavra grega que significa "sem respirar" - tem uma história rica e colorida. Aristóteles foi o primeiro a notar os efeitos mais comuns do mergulho - hemorragias nasais e dor de ouvido. Nos tempos modernos, mulheres japonesas e coreanas cavalgam grandes rochas até o fundo de um mar ou lago e procuram pérolas, lagostas e outros tesouros em águas geladas.

Página Turner

Para preparar seu corpo e mente para uma aventura de mergulho livre, o site do MatadorSports recomenda três exercícios. O único equipamento que você precisa é um livro e uma cadeira. Sente-se e respire fundo. Vá para uma página aleatória e comece a ler enquanto continua a prender a respiração. Continue lendo enquanto puder prender a respiração e marque esse ponto na página. Este exercício prepara você para os espasmos que você sentirá no seu diafragma, o que pode assustá-lo. No entanto, eles ocorrem bem antes de o corpo ficar sem oxigênio, então não há motivo para pânico. Procure ler mais na próxima vez que fizer um virador de página, enquanto continua a expandir sua capacidade pulmonar.

Caminhada de apneia

Tudo que você precisa para este exercício é um relógio com uma segunda mão e um lugar para andar. Prenda a respiração por um minuto enquanto fica parado. Depois de 60 segundos, ande em um ritmo estável, mas relaxado, enquanto continua a prender a respiração. Vá o mais longe que puder. O propósito da caminhada da apnéia é aclimatar seu corpo para se mover em um estado anaeróbico - quando está usando oxigênio mais rápido do que reabastecê-lo - sem enfraquecer ou cólicas.

Nadar Cego

O exercício da natação cega é uma maneira assustadora, mas importante, de imitar o estresse que você pode sentir durante um mergulho livre. No mínimo, você precisará de uma piscina, máscara e fita adesiva. As aletas são opcionais, mas um amigo de segurança não é. Nunca tente nadar às cegas sem um amigo de segurança ou salva-vidas que possa puxá-lo para fora da piscina se as coisas ficarem peludas. Cubra sua máscara completamente com fita adesiva, entre na piscina, respire fundo, submergir e nadar embaixo d'água ao lado da piscina até ficar sem fôlego. Este exercício ajuda a prepará-lo para situações inesperadas sob a água, como uma máscara embaçada. O estresse é o inimigo de um mergulhador. Tem efeitos fisiológicos, como aumentar a frequência cardíaca, bem como efeitos psicológicos que podem causar erros e até pânico.

Exercícios ARD

Um dispositivo de restrição de ar permite calibrar e restringir a quantidade de ar que você está ingerindo em seu corpo para aumentar sua capacidade pulmonar. Especificamente, você está construindo seu músculo diafragma. O site da BlueWaterHunter incentiva você a fazer esses exercícios de respiração duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite. Certifique-se de fazer esses exercícios quando estiver sentado; caso contrário, você pode desmaiar e cair.

Considerações

O mergulho livre é um negócio arriscado. Um estudo de pesquisa publicado no 2009 no "Journal of Sports Science" descobriu que uma série de liberdade reduzida a uma profundidade de metros 30 ou 40, ou um único mergulho a mais de 200 metros, pode resultar em sintomas de doença descompressiva. condição. Se você quiser explorar o mundo do mergulho livre, mantenha-se seguro trabalhando com um clube ou treinador de mergulho livre que possa mostrar as cordas.