Efeitos Positivos Do Exercício Nos Músculos

Autor: | Ultima Atualização:

O exercício regular pode ajudar a manter e aumentar a força muscular, flexibilidade e resistência.

Usa-o ou perde-o. Quando se trata de força e flexibilidade muscular, esse clichê efetivamente resume os efeitos de um estilo de vida sedentário. Se você não exercitar e usar esses músculos, você irá acelerar o declínio da força muscular, flexibilidade e resistência do seu corpo. Estudos descobriram que o exercício regular tem um efeito positivo sobre os músculos, incluindo o músculo mais importante do corpo, o coração.

Força muscular

Exercício e atividade física são cruciais para manter e aumentar a força muscular. A força muscular diminui naturalmente com a idade, mas o exercício físico regular é uma forma de retardar o declínio da força muscular do seu corpo. De acordo com Mark AW Andrews, diretor do programa de estudos independentes do Lake Erie College of Osteopathic Medicine, o exercício aumenta a força muscular por meio de dois processos: hipertrofia, que é o aumento das células e a adaptação neural. Na hipertrofia, o exercício regular seguido de períodos de descanso e a ingestão de proteína na dieta faz com que as células musculares aumentem de tamanho. Na adaptação neural, o exercício regular diminui o feedback inibitório entre as células musculares e o sistema nervoso central, de modo que os músculos não trabalham demais ou se dilatam durante situações estressantes. Segundo Andrews, a adaptação neural é responsável pela maioria dos ganhos de força muscular em mulheres que se exercitam.

Flexibilidade e Resistência

Tal como a força muscular, a flexibilidade e a resistência muscular diminuem com a idade. É por isso que as quedas são uma das principais causas de morte em pessoas com 65. O exercício regular pode ajudar a reduzir esse risco aumentando a flexibilidade e a resistência muscular. Músculos e ligamentos conectam os ossos por todo o corpo. Os ossos também são conectados uns aos outros por articulações que ajudam a produzir movimento quando os músculos contraem e puxam os ossos. A flexibilidade do corpo depende do condicionamento desses músculos, ossos e articulações, portanto, um regime frequente de exercícios de amplitude de movimento, como ioga e tai chi, pode reduzir os riscos de quedas e outras doenças associadas à inflexibilidade. Um estudo recente descobriu que o tai chi reduz esse risco em 50 por cento.

Exercício e o músculo do coração

O coração é um dos músculos mais importantes do corpo, e o exercício é uma das melhores maneiras de manter seu coração saudável. O exercício regular fortalece o músculo cardíaco, de modo que o coração não precisa trabalhar tanto para bombear o sangue pelo corpo, mesmo durante períodos de estresse. Estudos também mostraram que o exercício regular pode prevenir doenças cardíacas e até mesmo beneficiar pessoas que já têm doenças cardíacas. Exercício também foi mostrado para ser benéfico para pessoas que sofrem de pressão alta.

Recomendações Diárias de Exercício

O exercício regular promove a repetição, que é a chave para aumentar a flexibilidade, aumentar a resistência e fortalecer os músculos. Estudos têm mostrado que as pessoas que se exercitam regularmente são mais saudáveis, mais magras e mais fortes do que as outras pessoas de sua idade que não se exercitam. Na verdade, o Conselho do Presidente para Fitness, Esportes e Nutrição recomenda pelo menos cinco minutos por semana de atividade física ou exercícios para adultos. A recomendação para crianças é 30 minutos de exercício ou atividade física pelo menos cinco dias por semana. Se você não tiver tempo para se exercitar, tente encontrar maneiras de aumentar sua frequência cardíaca durante suas atividades diárias. Por exemplo, você pode pegar as escadas em vez do elevador. O conselho sugere começar devagar e aumentar sua resistência ao iniciar um novo programa de exercícios.