Exercício E Exaustão

Autor: | Ultima Atualização:

O esforço extenso afeta o esgotamento extremo.

A experiência de se sentir cansado depois de um treino é normal e afeta todos os praticantes. Quando você se sentir absolutamente exausto depois de uma sessão de exercícios, no entanto, pode estar preocupado com o fato de estar se esforçando demais. O esgotamento também é normal, supondo que você não esteja se exagerando. Através da definição do esgotamento, e encontrando sua fonte e fatores, você pode desenvolver uma estratégia apropriada para combater esse sentimento.

Definição

Você pode ver a exaustão como um estado físico ou um estado mental, dependendo do seu ponto de vista. Definir exaustão é uma tarefa complexa e vários modelos pretendem explicar o esgotamento. Você pode dividir os modelos de exaustão em dois grupos: modelos mentais e modelos físicos. Em um modelo mental, os psicólogos explicam como a motivação para o exercício pode ser reduzida, levando a um sentimento de desmotivação ou exaustão. Em um modelo físico, os fisiologistas explicam como o corpo se envolve em força mecânica até que tenha problemas para continuar fornecendo a energia necessária para essa força. Em ambos os casos, uma suposição de que o exercício está sendo feito por um período de tempo implica que o suprimento de energia e o esgotamento são a principal razão para qualquer modelo de exaustão.

Razão

A principal razão para o seu corpo chegar a esse estado exausto é que o exercício requer que você mova os músculos para que a força seja criada. Essa força vem de contrações musculares, que requerem energia em uma forma química. Seu corpo é executado em um duo de produtos químicos pelos nomes trifosfato de adenosina (ATP) e glicogênio. O ATP químico está em todas as células do seu corpo e é o principal agente no fornecimento de energia durante o exercício. O glicogênio está em áreas de armazenamento, principalmente seus músculos e fígado. O esgotamento ocorre quando o corpo não consegue reunir o suprimento de ATP e glicogênio de que necessita. A experiência da exaustão é o seu corpo lhe dizendo que a relação entre o suprimento de energia e a necessidade de energia se tornou restritivamente baixa.

fatores

Fatores que afetam a rapidez com que você vai se esgotar e como você ficará exausto depois de um treino são numerosos. Os principais fatores que determinam o seu nível de exaustão incluem a idade, a intensidade do exercício e a duração do exercício. Sua idade influencia a quantidade de energia que seu corpo pode armazenar, com as reservas diminuindo à medida que você envelhece. A intensidade do treino muda a forma como você usa a energia, com exercícios mais intensos, extraindo mais glicogênio e exercícios menos intensos de reservas de gordura; você vai se sentir mais exausto depois de um treino intenso, pois é o esgotamento de glicogênio que faz você se sentir cansado. A duração do treino determina quanto tempo o seu corpo vai extrair rações aumentadas de suas reservas de energia; um treino mais longo irá esgotar mais energia.

Estratégias

Existem inúmeras estratégias que abordam a razão científica da exaustão. Uma das maneiras mais fáceis de combater a exaustão é reabastecer seu corpo com energia. As duas principais maneiras de fazer isso são ingerir carboidratos e descansar. Comer uma refeição rica em carboidratos pode ajudar a adiar a sensação de exaustão durante um treino. Descansar pode envolver pausas curtas entre sessões de treino ou conjuntos de halterofilismo; também pode envolver longas pausas ao longo dos dias. Se você se sentir exausto após uma sessão de levantamento de peso, descansar por longos períodos de tempo é uma opção melhor, pois seus músculos precisarão de alguns dias para se recuperar.