Posso Reivindicar A Hipoteca Paga Na Casa De Um Familiar Falecido?

Autor: | Ultima Atualização:

As dívidas não desaparecem mesmo com a morte de um membro da família.

Leis estaduais que regulam a forma de pagar as dívidas de um membro falecido da família variam. Geralmente, a maioria das dívidas não pagas, incluindo uma hipoteca da casa, tornam-se parte da herança da pessoa, informa Bankrate. Não é até que a propriedade seja liquidada que qualquer ativo remanescente seja distribuído aos herdeiros. Se você herdar uma casa que ainda tem um saldo principal pendente no empréstimo, provavelmente herdou a hipoteca e também quaisquer implicações fiscais.

Direito de Sobrevivência

Só porque uma pessoa morre não significa que um credor perdoa a dívida hipotecária não paga. Se você possuiu a propriedade com o falecido em um arrendamento conjunto, a casa automaticamente passa para você pelo direito de sobrevivência. Não importa se você é casado ou não é parente. Embora as leis de propriedade sejam diferentes de estado para estado, se o seu nome estiver na escritura e não no empréstimo, o banco pode permitir que você assuma a hipoteca. Se a sua assinatura estiver na nota de empréstimo, isso faz de você um co-mutuário, e o banco o responsabilizará pelo reembolso do empréstimo. De qualquer forma, se a propriedade tiver uma hipoteca pendente, você será responsável por fazer os pagamentos mensais, mesmo que não viva em casa.

Direito do credor para encerrar

Se você herdar a casa por direito de sobrevivência ou se é passado para você na vontade de um membro da família, quando não há dinheiro suficiente na propriedade para pagar a hipoteca, o banco espera que você faça os pagamentos da hipoteca. Caso contrário, o empréstimo estará inadimplente, dando ao credor o direito de excluir, aponta um artigo publicado no site do HSH.com. O banco poderia então vender a propriedade para pagar o empréstimo hipotecário.

Cláusula de Due-on-Sale

Desde que você seja um membro da família, o credor não pode impor a cláusula de "devido à venda", contanto que você viva em casa e mantenha os pagamentos da hipoteca atualizados, aponta o consultor de dívida da Bankrate, Steve Bucci. O mesmo acontece se o seu nome estiver na propriedade, mas você não for um co-mutuário da hipoteca. Se você não mora em casa, a regra não se aplica mais e o credor pode fazer o empréstimo. Uma cláusula de vencimento na venda incluída em uma nota de hipoteca dá ao credor o direito de exigir o pagamento integral do empréstimo quando a propriedade é vendida ou transfere a propriedade. Certas limitações se aplicam.

Dedutível Fiscal de Juros de Hipoteca

Como resultado de você fazer pagamentos de hipoteca da casa, os juros de hipoteca da casa que você paga podem ser dedutíveis. Para reivindicar uma dedução para os juros que você paga sobre o empréstimo hipotecário original, um segundo empréstimo hipotecário, ou empréstimo ou linha de crédito residencial, você deve discriminar as deduções no Cronograma A da sua declaração de imposto federal. Normalmente, os juros de hipoteca da casa são totalmente dedutíveis, mas em alguns casos, há limites sobre o montante dos juros que você pode deduzir, de acordo com a IRS Publication 936 - Home Mortgage Interesse Dedução.

Declaração final de imposto do falecido

Quando uma pessoa morre, o executor do espólio, cônjuge ou outro representante nomeado é responsável por apresentar a declaração de imposto final. Juntamente com a renda de relatórios, você pode anotar despesas dedutíveis que a pessoa pagou durante o ano fiscal antes de morrer. Para reivindicar despesas relacionadas à propriedade da casa, você deve discriminar as deduções no retorno do falecido.