Materiais Para Telhados Ecológicos

Autor: | Ultima Atualização:

Coberturas ecológicas podem baixar as temperaturas da superfície (consulte a Referência 5).

Quer esteja a construir a sua nova residência ou a viver numa casa existente, as modificações no design do telhado da sua casa podem oferecer vantagens económicas e ambientais. Por exemplo, um estudo divulgado pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá descobriu que telhados verdes ou com vegetação podem reduzir a demanda de energia no verão em mais de 75 por cento. Essa é apenas uma das várias opções ecológicas para atualizar seu telhado existente para um que seja mais eficiente em termos de energia e recursos. (consulte Referência 1, página 2.)

Telhados Verdes ou Vegetados

Um telhado verde é essencialmente um jardim na cobertura. Uma camada de vegetação cobre o telhado em vez de materiais tradicionais como telhas. Os telhados verdes oferecem vários benefícios: eles podem reduzir seus custos de energia e, ao mesmo tempo, fornecer valor estético. Porque você está usando menos energia, sua pegada de carbono é reduzida, assim como as emissões de gases de efeito estufa. A vegetação também reduz o fluxo de água e o escoamento. Isso, por sua vez, permite que você gerencie melhor a água da chuva em torno de sua casa, evitando o agrupamento e outros efeitos negativos. (Consulte as Referências 2 e 3.)

Materiais recicláveis

A utilização de produtos reciclados em seu telhado reduz os resíduos de aterros e a energia necessária para produzir novos itens a partir de materiais virgens. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA fornece diretrizes para a porcentagem recomendada de conteúdo pós-consumidor e materiais recuperados nas opções de cobertura. Por exemplo, a EPA sugere que um teto de alumínio contenha entre 20 e 95 percentual de conteúdo pós-consumidor e materiais recuperados. (Consulte a Referência 4.)

Produtos Energy Star

Os produtos de telhado com qualificação Energy Star economizam energia e reduzem a temperatura ambiente através do uso de materiais refletivos. Ao refletir o calor do telhado, menos calor é transferido para o espaço do sótão abaixo, o que ajuda a reduzir os custos de resfriamento no verão. A Energy Star estima que a instalação desses produtos pode economizar até 15 por cento dos custos de resfriamento. As economias variam com o design do telhado, o isolamento e o clima em que você mora. A EPA documentou um estudo de caso na Escola Primária de Nosso Salvador, na Flórida, onde a instalação de um telhado com selo Energy Star economizou US $ 850 nos custos anuais de energia e reduziu as emissões anuais de dióxido de carbono em libras 22,300. (Consulte as Referências 5 e 6.)

Ilhas de Calor Urbano

Um benefício adicional dos materiais de cobertura ecológica diz respeito aos seus efeitos nas ilhas de calor urbanas. Edifícios com telhados tradicionais de cor escura absorvem calor e podem elevar a temperatura do ar, especialmente durante os meses de verão. Este efeito é mais pronunciado em áreas urbanas densamente povoadas. A simples instalação de um telhado de cor branca pode ter um impacto profundo. Um estudo realizado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço realizado em Nova York durante o verão de 2011 descobriu que os telhados de cor branca mediram até 42 graus Fahrenheit mais frio do que os materiais de cobertura de cor escura. O potencial existe para áreas urbanas que promovem o uso generalizado de telhados brancos para reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e os custos de energia. (Consulte a Referência 7.)