Deveres De Um Pneumologista

Autor: | Ultima Atualização:

Os pneumologistas usam um estetoscópio para ouvir o coração e os pulmões.

Você sempre foi um fanático por ciência e o corpo humano fascina você. Você atuou biologia no ensino médio e teve suas vistas definidas em uma carreira médica por algum tempo. A pulmonar pode ser apenas a especialidade médica para você. A pneumologia é uma subespecialidade da medicina interna com foco nos pulmões, brônquios, trato respiratório superior e coração. A Associação Americana do Grupo Médico relata que os pneumologistas recebiam um salário médio anual de $ 303,125 no 2011.

Educação

Qualquer especialidade de médico começa com uma boa educação, e a maioria dos médicos ambiciosos escolhe um bacharelado em ciências pré-medicina, biologia ou ciências. Depois sai para quatro anos de faculdade de medicina e pelo menos uma residência de três anos em medicina interna. A certificação do conselho em medicina interna é o próximo passo. Só então um pneumologista entra na formação especializada necessária para a prática, que geralmente é de dois a três anos de treinamento específico em pneumologia. Os pneumologistas também devem ser licenciados em todos os estados.

História e Física

Uma das tarefas mais importantes de um pneumologista é obter um histórico médico completo e completar o exame físico do paciente. O pneumologista examina a postura do paciente - os pacientes que estão com dificuldade para respirar se inclinam para a frente, apoiando as mãos nos joelhos - e outros sinais visíveis, como a cor da pele e o padrão respiratório. O estereoscópio é uma ferramenta importante para um pneumologista, que o utiliza para ouvir o coração e os pulmões do paciente para determinar se há alguma anormalidade. Além disso, o pneumologista usa os dedos para bater no peito do paciente, procurando por sensibilidade, sons anormais ou sensações. Finalmente, o pneumologista examina o restante do corpo do paciente.

Procedimentos invasivos

Embora os pneumologistas não sejam cirurgiões, eles realizam alguns procedimentos invasivos. A broncoscopia de fibra óptica pode ser um dos procedimentos pulmonares mais conhecidos. Depois que o paciente é sedado, o pneumologista passa um tubo flexível e iluminado nos brônquios e pulmões para examinar os tecidos. Os pneumologistas também podem fazer biópsias durante uma broncoscopia. Um pneumologista também pode realizar uma lavagem broncoalveolar, procedimento no qual o pulmão é irrigado com solução salina. A solução salina é aspirada e o líquido é enviado para o laboratório para análise.

Quem e o que os pneumologistas tratam

Os pneumologistas recebem treinamento especializado em doenças do tórax e doenças que lhes permitem cuidar de pacientes com pneumonia, asma, tuberculose, enfisema e complicações pulmonares da AIDS. Além disso, os pneumologistas gerenciam pacientes que apresentam complicações pulmonares ou respiratórias decorrentes de procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, trauma ou fibrose cística. Apnéia do sono e outros distúrbios do sono que afetam a respiração são outra área de especialidade para pneumologistas. Alguns pneumologistas tratam apenas adultos, alguns tratam apenas crianças e alguns tratam adultos e crianças.