Você Aceita Um Emprego Que Paga Menos Dinheiro?

Autor: | Ultima Atualização:

Você pode precisar de um corte salarial para fazer uma mudança de carreira.

Você pode não acreditar que aceitaria um emprego que pagasse menos do que ganha agora ou estivesse ganhando na sua posição anterior se estivesse desempregado. No entanto, pode haver situações em que você tenha que escolher entre um emprego que pague menos e nenhuma renda. Em outros casos, você pode aceitar de bom grado uma oferta de emprego, apesar de um salário menor.

Benefícios de Desemprego

Se você está coletando benefícios de desemprego, precisa estar ativamente procurando trabalho e disposto a aceitar um trabalho adequado quando for oferecido. Isso não significa que você tenha que aceitar um emprego pagando o salário mínimo se você já estava ganhando um bom salário. No entanto, se você estiver fora do trabalho por um longo tempo, talvez tenha que diminuir suas expectativas. Dependendo do estado em que você mora, talvez seja necessário considerar um emprego que pague um salário comparável a empregos semelhantes do mesmo tipo, se for adequado às suas qualificações, mesmo que o pagamento seja menor do que o que você ganhou antes. Se você recusar o emprego, poderá correr o risco de perder seus benefícios de desemprego.

Desemprego a Longo Prazo

Especialmente durante períodos de crise econômica, você pode enfrentar uma forte concorrência por empregos. Se você está desempregado há vários meses, ou até mais, você se considera sortudo por receber uma oferta de emprego. Você pode aceitar um salário menor apenas para voltar à força de trabalho. Além disso, se os seus subsídios de desemprego estão a esgotar-se, ou se não conseguiu recolher o desemprego em primeiro lugar, poderá ter que arranjar um emprego só para voltar a ter rendimentos, mesmo com menos remuneração.

Oportunidade de Carreira

Se você está fazendo uma mudança de carreira para um campo que tem uma escala de pagamento mais baixa do que o seu trabalho atual, você pode ter que aceitar um salário menor. Mesmo se você mudar de carreira para um campo que pague bem ou melhor do que o trabalho que tem agora, talvez ainda tenha que fazer um corte salarial temporário. Talvez você não tenha que começar na sala de correspondências com sua nova carreira, mas talvez tenha que aceitar uma posição em um nível inferior com menos remuneração até se estabelecer.

outras considerações

O sacrifício financeiro que você tem que fazer com um trabalho que tem salários mais baixos pode ser reduzido se o seu novo emprego tiver melhores benefícios, como prêmios de seguro de saúde mais baixos ou mais dias de férias remunerados. Você pode ter um deslocamento menor com seu novo emprego, ou seu novo empregador pode permitir que você trabalhe em horários flexíveis. As receitas de outras fontes, como tocar em shows de fim de semana com uma banda, também podem tornar financeiramente viável aceitar um emprego com salários mais baixos. Sua nova empresa também pode ter uma atmosfera descontraída que gera menos estresse do que seu trabalho anterior.