Os Termos De Carinho No Local De Trabalho Afetam Os Relacionamentos?

Autor: | Ultima Atualização:

Os nomes dos animais não são considerados apropriados no local de trabalho.

Embora se refira a alguém como “querido” ou “açúcar” pode parecer inocente na superfície, O palavreado excessivamente familiar pode levar a mal-entendidos, reclamações de favoritismo ou até mesmo acusações de comportamento profissional inadequado. Todos esses fatores têm o potencial de impactar negativamente os relacionamentos no local de trabalho.

Falta de Respeito

Intencional ou não, usar um termo carinhoso pode demonstrar falta de respeito, especialmente se um superior estiver usando o termo com um subordinar. Um supervisor que disser a um funcionário: “Querida, você me entregaria esses arquivos?” Verbalmente coloca esse funcionário em uma posição de subserviência por meio da escolha das palavras. Isso pode impactar negativamente o relacionamento entre o funcionário e o supervisor se o funcionário se sentir tratado de maneira depreciativa.

Condescendência

Os termos carinhosos correm o risco de parecer condescendentes, particularmente quando usados ​​em um tom que se pode usar quando se fala com uma criança. Por exemplo, “Oh querida, este relatório mostra que você realmente não sabe o que está fazendo, não é?” O comentário não é apenas condescendente, mas o uso do termo carinho pode levar a um nível embaraçoso. Tome também cuidado com termos como "filho" ou "avó" ou qualquer outra palavra que tenha conotações baseadas na idade. Ambas as ações podem causar ressentimento destruidor de relacionamentos

Assédio

O uso de termos carinhosos no local de trabalho corre o risco de ser percebido como assédio sexual. Mesmo quando usado em um contexto aparentemente positivo, como “Ei boneca, ótima apresentação!” Ou, “Querida, maneira de fazer a reportagem!” Essas trocas podem ser entre colegas, funcionários e supervisores e membros de gêneros iguais ou opostos. e ainda assim, tecnicamente, ser visto como assédio se uma das partes sentir que o texto está fora de linha.

Impacto da Relação

Qualquer tipo de linguagem não profissional no local de trabalho tem a chance de prejudicar relacionamentos. Um funcionário pode se sentir desarmado, infantilizado ou degradado, independentemente do relacionamento, da idade ou do sexo da pessoa que usa as frases. Mesmo nos casos em que um funcionário tenha um relacionamento amigável com a pessoa que usa o termo carinho, a troca pode ser desconfortável para outros funcionários. Eles podem tomar a linguagem como uma representação de tratamento preferencial ou um relacionamento inadequado, e ambas as percepções podem levar a relacionamentos hostis.

Implicações legais

Usando termos de carinho no local de trabalho - especialmente se lhe pediram para parar o comportamento - pode levar a acusações de um ambiente de trabalho hostil ou assédio sexual. Os gerentes devem abordar isso e emitir um lembrete de linguagem adequada no local de trabalho para garantir que todos mantenham relacionamentos positivos.