
Há cerca de 22.000 casos de febre por arranhões nos Estados Unidos todos os anos.
É pouco provável que pensemos em a possibilidade de ficar doente dos nossos gatos até que alguém mencione a temida doença - febre dos arranhões dos gatos. Então, o que é a doença da arranhadura do gato, como ela pode ser prevenida e existe vacina contra ela para você ou seu gato? O que é a Febre do Risco de Gato? A doença da arranhadura do gato, comumente conhecida como febre da arranhadura do gato, é uma infecção desagradável causada pela bactéria Bartonella henselae. Cerca de 40 por cento da população de gatos dos EUA transporta as bactérias em algum momento das suas vidas. Seu gato pode pegar as bactérias B. henselae lambendo e limpando sua pele infestada de pulgas, ou comendo pássaros ou camundongos. Gatos infectados não mostram nenhum sinal de doença e podem transmitir a infecção para você através de brincadeiras brutas ou lambendo feridas abertas. Você também pode pegar a bactéria esfregando os olhos antes de lavar as mãos depois de brincar com gatos ou gatinhos.
Existe uma vacina?
A má notícia é que atualmente não há vacina contra CSD para humanos ou gatos. A boa notícia é que ter um episódio de doença da arranhadura do gato geralmente torna as pessoas imunes pelo resto de suas vidas. Sempre consulte um veterinário experiente sobre a saúde e tratamento do seu animal de estimação, bem como o seu médico sobre sua saúde e bem estar
Qual é a gravidade da CSD?
Na maioria das vezes os sintomas são leves e acabarão por ir embora por conta própria, embora qualquer um que suspeite que tenha CSD deve procurar orientação médica imediata. A doença aparece primeiro como pequenos inchaços na pele. Pequenas dores no corpo e inchaço dos gânglios linfáticos geralmente ocorrem em poucas semanas. Em casos mais graves, linfonodos doloridos, febre, dor de cabeça, fadiga, dor nas articulações, erupções cutâneas e perda de peso podem continuar por meses. Pessoas com sistemas imunológicos fracos podem desenvolver sérias complicações, incluindo o alargamento do baço e infecções valvulares cardíacas.
Minimizando os riscos
Sua mãe estava certa, uma grama de prevenção vale um quilo de cura. Alguns métodos de prevenção, incluindo se livrar de pulgas e lavar bem as mãos depois de brincar com gatos ou limpar a caixa de areia. Brinque com gatos para evitar mordidas e arranhões, e não deixe os gatos lamberem suas feridas ou seu rosto. Compartilhe sua casa e seu coração com seus gatos, mas não com sua colher ou garfo. E consulte o seu médico ao primeiro sinal de infecção. O CDC e a ASPCA têm informações mais detalhadas sobre a doença e como isso afeta tanto os seres humanos quanto os gatos.




