Ácaros Demodex Em Border Collies

Autor: | Ultima Atualização:

Collies têm um alto risco de ter um gene mutado de resistência a múltiplas drogas.

Todos os cães têm ácaros demodex, mas os border collies e algumas outras raças tendem a enfrentar a infestação mais do que os outros. Não é que os collies sejam mais apetitosos. Eles apenas têm uma grande chance de sofrer uma reação negativa ao medicamento comumente prescrito para tratar a sarna demodécica.

Ácaros Demodex

Normalmente, os demodex são vizinhos bons e tranquilos. Eles se alimentam de células mortas da pele dentro de folículos pilosos do seu cão sem fazer barulho. As mães passam as ácaras para seus bebês logo após o nascimento, então praticamente todos os cães as têm. Quando seu cão é saudável, seu sistema imunológico mantém a população de ácaros em um nível razoável. No entanto, eles podem ficar fora de controle se ele desenvolver uma infecção de pele ou outra doença que enfraquece seu sistema imunológico. Danos causados ​​por ácaros demodexos produzem uma condição chamada sarna demodécica, que é semelhante a infestações de outros ácaros da sarna.

Sarna Demodética

Às vezes os filhotes desenvolvem um caso temporário de sarna demodécica quando herdam os parasitas de sua mãe. Enquanto o tratamento médico é recomendado, entre 30 por cento e 50 por cento dos filhotes se recuperam por conta própria, à medida que seus sistemas imunológicos se tornam mais fortes, de acordo com o site do Mar Vista Animal Medical Center. A sarna demodécica adulta é mais grave, porque indica um distúrbio prejudicial ao sistema imunológico. Sintomas comuns incluem manchas de calvície, coceira ou pele escamosa que podem aparecer em uma pequena área, como a ponta de uma orelha e podem se espalhar por todo o corpo do seu cão.

Ivermectina e Collies

Para a maioria dos cães, uma prescrição de ivermectina ou milbemicina seria suficiente para esclarecer um caso de sarna demodécica em poucas semanas. Infelizmente, essas drogas não são uma opção para muitos collies. Border collies, shelties e outros cães de pastoreio estão predispostos a reações negativas com os dois medicamentos usados ​​para controlar ácaros demodex, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington e outras autoridades. Isso não significa que seu collie definitivamente terá uma reação ruim a eles, mas o risco é grande o suficiente para impedir que seu veterinário inicie seu collie com uma receita completa como primeiro tratamento.

Tratamento alternativo

Seu veterinário pode começar seu cão com uma dose muito pequena de ivermectina para verificar se há uma reação negativa antes de dar-lhe uma dose completa. Ele pode recomendar um teste de laboratório para o gene mutante se o teste estiver disponível em sua área. Se ele acredita que seu collie não vai tolerar o remédio, ele irá prescrever uma solução de imersão para você tomar banho com seu cão. Mergulhe o seu cão no xampu antiácaro uma vez a cada semana ou duas conforme as instruções do seu veterinário.