Uma Empresa Pode Puni-Lo Se Um Médico Lhe Diz Que Você Não Pode Trabalhar?

Autor: | Ultima Atualização:

Se você precisar de uma internação durante a noite, a lei federal provavelmente protege seu trabalho.

Seu empregador não precisa oferecer licença médica, mas você ainda tem o direito de tirar folga quando estiver realmente doente. A Lei Federal de Família e Licença Médica, por exemplo, dá a você o direito de ficar em casa sem licença se você tiver um sério problema de saúde, incluindo complicações da gravidez. Alguns empregadores, apesar da lei, retaliam funcionários doentes.

Atestado médico

Se sua empresa oferece licença por doença, pode legalmente exigir que você avise com antecedência sempre que possível - por exemplo, se você tem uma cirurgia programada. A empresa também pode fazer com que você traga um atestado médico caso precise tirar uma licença não planejada. Se você tirar licença médica e não seguir o procedimento da empresa, seu chefe pode ter motivos para penalizá-lo. Se você seguir as regras ou tiver que sair em uma emergência, punir você seria cruzar a linha.

FMLA

Se você tem o que a FMLA considera uma condição séria de saúde, você está legalmente autorizado a tirar várias semanas de folga. Condições graves incluem qualquer coisa que requeira uma internação noturna, viagens para diálise renal ou impossibilidade de trabalho por causa da gravidez. Seu empregador pode exigir que seu médico preencha um formulário de certificação confirmando que você está muito doente para trabalhar. Contanto que você siga os requisitos da FMLA, seu empregador deve restabelecê-lo quando voltar.

a ADA (Lei de Acessibilidade)

O Americans with Disabilities Act entra em cena quando você se torna deficiente por doença ou lesão para continuar trabalhando sem ajuda especial. A ADA exige que sua empresa faça uma "acomodação razoável" para permitir que você mantenha seu emprego ou obtenha uma posição equivalente. O que é razoável depende da situação. Se você tiver que deixar o trabalho para fisioterapia ou precisar de um equipamento especial para compensar a surdez, em muitos casos sua empresa terá que fornecer.

Retaliação

Mesmo que sua empresa não tenha a intenção de punir você por ficar doente em casa, isso pode cometer um erro. Seu chefe pode decidir que não importa o que seu médico diga, seus problemas de saúde não são sérios. A empresa pode levá-lo de volta, mas em uma posição mais baixa, com menos salários e benefícios. Você pode tentar trabalhar com o procedimento de RH da empresa para resolver reclamações, mas pode acabar tendo que falar com um advogado.