Gatos Podem Transferir Bactérias Ou Doenças Para Seres Humanos Através Da Saliva?

Autor: | Ultima Atualização:

Indivíduos e crianças imunocomprometidos são mais suscetíveis à infecção que os adultos.

Uma mordida amigável ou frustrada na mão de seu gato pode não parecer muito com o que se preocupar, mas há uma chance de que isso possa levar a sérios problemas de saúde. Seu amigo peludo tem a capacidade de transmitir doenças infecciosas para os humanos se não for mantido saudável.

Doenças zoonóticas

Os germes que podem ser transmitidos entre animais e humanos são chamados de "zoonóticos" e indivíduos com sistemas imunológicos comprometidos correm maior risco de adoecer. Não há muitas doenças bacterianas zoonóticas que você pode pegar de seu gato, mas existem algumas que produzem sintomas potencialmente graves. A doença da arranhadura do gato é causada por uma bactéria encontrada nas fezes de pulgas. Enquanto seu gato coça e se prepara, as bactérias entram em sua saliva e se alojam sob suas garras. A salmonelose é outra doença bacteriana zoonótica que seu gatinho pode pegar comendo carne crua, incluindo presas selvagens, como roedores e pássaros, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell.

Raiva

Você provavelmente já ouviu falar de raiva antes. Um vírus zoonótico, você pode contrair esta doença fatal se a saliva de um gato infectado entrar em contato com seus olhos ou boca ou se entrar através de uma ferida aberta. Pode demorar até sete meses para um gato mostrar sinais de doença, mas uma vez sintomático, o animal geralmente sucumbe à doença dentro de doze dias, de acordo com os Serviços de Saúde Ambiental da Universidade do Estado do Colorado. Os sintomas comuns incluem perda de apetite, comportamento agressivo não provocado e nervosismo.

parasitas

Embora os parasitas não sejam patógenos no sentido estrito da palavra, as infestações desses minúsculos organismos são classificadas como doenças no campo da medicina. Seu gato pode carregar ovos de lombrigas e protozoários mono-células em sua saliva. Seu gato pode transmitir esses parasitas para você se ele compartilhar sua comida ou bebida. Lombrigas não são transmitidas por mordidas, mas você pode se tornar infestado se você acidentalmente ingerir os ovos do parasita, de acordo com Animal Planet.

Tratamento e Prevenção

Viagens regulares ao veterinário são o primeiro passo para prevenir a doença zoonótica. Vacine seu gato para a raiva e coloque-o em uma pulga e prevenção de parasitas, mesmo que ele nunca saia de casa. Não compartilhe comida ou bebida de seus pratos ou tigelas. Lave sempre bem as mãos depois de manusear o seu gato. Limpe arranhões e mordidas com água morna e sabão antibacteriano - mesmo que a mordida não quebre a pele - e chame seu médico para aconselhamento. Finalmente, considere fazer seu gato um animal de estimação indoor. Ele tem uma chance maior de contrair uma doença zoonótica se for permitido ao ar livre.