
Os empregadores podem rescindir os empregados com ou sem motivo sob emprego à vontade.
O direito trabalhista é regido por regulamentos federais estabelecidos pela Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego (EEOC, Equal Employment Opportunity Commission). Os Estados também podem definir seus próprios padrões, incluindo empregos temporários, que permitem aos empregadores e empregados encerrar o vínculo empregatício por diversos motivos. Devido a essas leis de emprego, um empregador pode demitir um funcionário e não o outro, mesmo que a infração seja a mesma para ambos os funcionários. Naturalmente, há outros fatores a serem levados em consideração, mas o empregador tem o direito de demitir e contratar funcionários à vontade, com ou sem justa causa.
Justiça no emprego
A EEOC é o órgão federal responsável por manter as ações de emprego e tratamento dos empregados justas e não discriminatórias. Em casos de demissões de funcionários, quando um funcionário é alvo de cometer o mesmo ato que outro empregado, mas apenas um funcionário é demitido, o empregador é protegido por emprego à vontade. No entanto, a equidade no emprego não abre a responsabilidade do empregador se o empregado que foi demitido alegar discriminação como um motivo para a rescisão. Segundo os regulamentos da EEOC, é "ilegal discriminar um candidato a emprego ou empregado por causa da raça, cor, religião, sexo (incluindo gravidez), nacionalidade, idade (40 ou mais), deficiência ou informação genética". Por exemplo, se o empregado rescindido tiver mais de 40 e o funcionário ainda não estiver empregado, existe um potencial de processo por discriminação contra o empregador.
Rescisão de empregados à vontade
De acordo com a Administração de Pequenas Empresas, todos os estados, com exceção de Montana, dão aos empregadores a opção de operar sob a doutrina de emprego voluntário. Emprego à vontade significa que tanto o empregador quanto o empregado têm o direito de encerrar a relação de emprego a qualquer momento, com ou sem motivo. Em um caso em que um empregado é demitido e outro não, e ambos são encontrados para ter cometido o mesmo ato contra o empregador, o emprego à vontade permite que o empregador decida a quem terminar. Além disso, o empregador não é obrigado a dar qualquer razão para a rescisão de um empregado.
Ética na rescisão - é legal, mas é justo?
É legal encerrar um funcionário e não o outro por uma ação semelhante, mas é justo? É aí que a questão da discriminação entra em jogo para vários empregadores que se encontram neste tipo de ação empregatícia. É ilegal demitir um funcionário por motivos definidos como discriminatórios pelo Título VII da Lei de Direitos Civis da 1964, que são identificados pela EEOC como raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, deficiência, idade ou informação genética. . Mas, também pode ser visto como injusto pelo ex-funcionário se ele ou ela é encerrado com ou sem motivo. Infelizmente, os empregadores não são mantidos em um "padrão justo" em termos do que o funcionário julgue razoavelmente justo ou injusto. O empregador é mantido apenas nos regulamentos federais e estaduais de práticas discriminatórias de emprego e padrões trabalhistas justos ao fazer negócios. A interpretação do que o ex-funcionário define como justo ou injusto não desempenha um papel na determinação de se uma ação trabalhista é legal ou não.
Fatores a considerar na rescisão de funcionários por motivo
Ao rescindir funcionários por um motivo específico, os empregadores devem ter cuidado com a documentação fornecida a um funcionário no momento da rescisão. Os empregadores são responsáveis por qualquer documentação fornecida ao funcionário no momento da rescisão. Um fator importante a considerar do ponto de vista do empregador é que menos é mais. Com as leis trabalhistas em vigor, os empregadores não são obrigados a fornecer uma razão e, portanto, são mais bem servidos por não fornecerem documentação extensiva ou razões por trás da ação empregatícia. Um documento simples indicando a data da rescisão e a ação em si é do melhor interesse do empregador. Por exemplo, "Emprego com a Empresa X é rescindido com vigência imediata", é um modelo simples a seguir para toda a documentação de rescisão entre um empregador e um funcionário.




