Um Empregador Pode Me Rebaixar Ao Invés De Me Demitir?

Autor: | Ultima Atualização:

Demissões podem resultar em muito estresse extra para aqueles que ficaram para trás.

Quando o boato ou o anúncio de uma dispensa iminente começa a passar por uma empresa, todos os funcionários ficam nervosos. Dependendo da situação, a empresa pode demitir um grande número de funcionários de nível inferior ou um número menor de supervisores ou administradores com altos salários ou responsabilidades sobrepostas. Alguns funcionários podem ter a opção de um rebaixamento em vez de uma dispensa.

Direitos de colisão

A prática de "colisão" é comum na agricultura, mas é menos comum em outras indústrias nos Estados Unidos. Em empresas que têm um sistema de colisão, um funcionário demitido sempre tem o direito de fazer uma transferência ou rebaixamento para uma posição mais baixa. Quem já ocupou essa posição pode fazer o mesmo, "batendo" a próxima pessoa mais baixa. Apenas os funcionários com a classificação mais baixa ou a antiguidade acabam sendo demitidos, enquanto todos acima deles são rebaixados. Enquanto a maioria das empresas não usa o sistema de bombeamento e a maioria dos supervisores nunca ouviu falar dele, seu supervisor pode estar disposto a considerá-lo.

Demotion Survivor

Fora da indústria agrícola, a colisão é geralmente referida como um rebaixamento do sobrevivente. A maioria dos empregados não é oferecida essa opção porque ela não ocorre aos seus supervisores ou seus supervisores assumem que não estão interessados. Em algumas situações, aceitar um rebaixamento de sobrevivente pode prejudicar suas perspectivas de carreira a longo prazo. Por exemplo, um jornalista que aceitou um rebaixamento de sobrevivente para a sala de correspondência pode ser percebido por outros como tendo sido humilhado pela empresa. Isso pode dificultar o retorno ao jornalismo no futuro.

Quando faz sentido

Pedir por um rebaixamento de sobrevivente pode ser o movimento inteligente em certas circunstâncias. Se o desemprego é alto em seu campo e você espera enfrentar muita concorrência por outro trabalho equivalente ao que você tem atualmente, um rebaixamento de sobrevivente pode ajudá-lo a ganhar tempo enquanto você espera que a situação de emprego melhore. Solicitar um rebaixamento de sobreviventes também pode ser o curso certo de ação se você puder se dar ao luxo de viver com uma renda reduzida, mas não puder gastar tempo desempregado. Finalmente, algumas pessoas fazem um trabalho tão bom em algo de que realmente gostam que acabam sendo promovidas dessa posição para um papel administrativo que consideram menos recompensador. Aceitar um rebaixamento do sobrevivente nessa situação pode deixá-lo mais feliz com sua carreira, colocando-o de volta no trabalho que você mais gostou.

Como trazer isso

Se você suspeitar que está prestes a ser demitido e quiser pedir um rebaixamento de sobrevivente, espere que seu supervisor fique surpreso. Muitas pessoas nunca ouviram falar dessa opção e algumas percebem isso como uma perda de rosto. Explique suas razões para querer ficar com a empresa em uma posição mais baixa e ressalte que sua empresa manterá o benefício de sua habilidade e experiência ao invés de ter que treinar uma nova pessoa para o cargo. Certifique-se de que a posição em que você está sendo rebaixado não está sendo considerada para demissões no futuro previsível.