Quando você está enterrado sob uma pilha de dívidas, pode ser difícil encontrar a saída. É possível pagar suas dívidas, mas você precisa pensar em um bom plano. Uma vez que você está livre de dívidas, você pode avançar financeiramente limpando seu crédito, comprando uma casa e fazendo investimentos.
Sistemas de Reembolso
Se você é um tipo de pessoa DIY, tente pagar suas dívidas usando uma bola de neve de dívida ou plano semelhante. Um plano de bola de neve de dívida exige que você liste todos os seus débitos, do menor para o maior e continue a fazer pagamentos mínimos em todas as dívidas, enquanto a aplicação de renda extra para a primeira dívida na sua lista. Depois de concluir o pagamento dessa dívida, você passa para a próxima dívida até que você acabe pagando todas as suas dívidas. Outra abordagem para este plano é pagar as dívidas com a maior taxa de juros em primeiro lugar. Algumas pessoas preferem o primeiro método porque pagar as menores dívidas primeiro eliminará as dívidas individuais mais rapidamente. No entanto, você vai se livrar de sua dívida total mais rapidamente se você pagar suas dívidas com juros altos primeiro.
Consolidação de débito
Se seus pagamentos de juros estão fora de controle, mas você tem uma renda estável, considere consolidar sua dívida. Por empréstimo de seu plano de aposentadoria, um amigo ou membro da família, ou suas economias, você poderia pagar todas as suas dívidas de uma só vez. Além disso, você evitaria outra conta no seu relatório de crédito. Outra opção de consolidação é um empréstimo home equity, mas isso vem com o perigo de perder sua casa, se você não pode fazer seus pagamentos. Se pedir o dinheiro para consolidar seus débitos não é uma opção, entre em contato com um conselheiro de crédito. Conselheiros de crédito, por vezes, podem organizar um plano de gestão da dívida (DMP). Um DMP consolida suas dívidas com uma taxa de juros mais baixa, e você faz um pagamento a cada mês para a agência de aconselhamento de crédito, que então desembolsa seus pagamentos aos seus credores.
Negociação de Dívida
Se suas dívidas são tão altas que você não pode fazer nem mesmo os pagamentos mínimos, é hora de negociar. Ligue para seus credores e explique sua situação. Se você não tiver dinheiro para saldar sua dívida, eles podem estar dispostos a criar um plano de pagamento ou reduzir seu interesse. Se você tem dinheiro disponível, pergunte se eles estão dispostos a se contentar com menos do que você deve. Se seus credores concordarem em reduzir seu interesse ou liquidar sua dívida, certifique-se de obter o acordo por escrito.
Capítulo 13 Falência
Quando tudo mais falhar, a falência é uma opção. Se você não estiver confortável em pedir ao tribunal para quitar sua dívida em uma falência do Capítulo 7, procure um plano de pagamento do Chapter 13. Contanto que você tenha uma renda razoável e suas dívidas não sejam muito altas, o tribunal supervisionará o pagamento de suas dívidas pelos próximos três a cinco anos. Enquanto você paga suas dívidas, seus credores não podem perseguir você. Além disso, algumas agências de crédito removerão uma falência do Capítulo 13 do seu relatório de crédito após sete anos, em vez dos anos padrão 10 para planos de falência do Capítulo 7.