Noções Básicas De Cerveja E Comida

Autor: | Ultima Atualização:

O emparelhamento não é apenas para o vinho. Combinar sua comida com o sabor da cerveja é uma ótima maneira de melhorar o sabor da comida. Veja como fazer isso.

Assim como com o vinho, combinar a cerveja com os alimentos certos permite que os sabores complexos de uma bebida de alto nível - e seu prato correspondente - realmente brilhem. Antes de começar o emparelhamento, você vai querer conhecer as características da cerveja em questão - os sabores, a intensidade e os elementos gustativos. Uma vez que você identificou estes, você estará pronto e ansioso para ir. Mas tenha em mente que os gostos individuais variam, o que significa que realmente não há regras definidas. Portanto, sinta-se à vontade para emparelhar aquele litro de peixe fresco com peixe recém pescado ou com aquele queijo artesanal com um copo de cerveja espumante.

Taste Elements

Você pode estar coçando a cabeça com a menção de elementos gustativos, mas confie em nós quando dissermos que você já fez isso. Os elementos de sabor são simplesmente os cinco sabores básicos - salgado, doce, amargo, ácido e umami (salgados). Quando se trata de emparelhamento, você está mais ou menos tentando escolher uma cerveja cujos elementos de sabor contrastam com os da comida, aprimorando ambos os sabores. O que isso idealmente parece? Cervejas ácidas com alimentos salgados para realçar sabores nítidos e limpos; cervejas amargas com alimentos doces como IPAs e trufas de chocolate temperadas ou bolo de cenoura - particularmente aquela cobertura de queijo cremoso. Outro caminho a percorrer é doce e doce ou umami e umami.

Sabor

Ao contrário dos elementos de sabor, onde você procura criar contraste, encontrar semelhanças no sabor é a chave para um emparelhamento no ponto (pense: stouts e porters com sobremesas de chocolate, caramelo ou café). O que queremos dizer com sabor? Pense em frutas cítricas, lupuladas, maltadas, floridas e com nozes quando se trata de sua cerveja e coisas como picante, salgado, doce, amanteigado, azedo com comida.

intensidade

Semelhante ao sabor, a intensidade da cerveja deve ser igual à do alimento com o qual ela está sendo emparelhada para evitar a subjugação do prato, ou vice-versa. Uma maneira fácil de pensar nisso é em termos de cervejas light-wine como ales pálidas, IPAs e lagers podem ser consideradas como vinho branco, enquanto cervejas mais pesadas como stouts, brown ales, etc. podem ser comparadas a tintos. Com isso em mente, as cervejas leves são ótimas para acompanhar pratos como frutos do mar, saladas, pratos com frango e aplicativos leves. Sirva uma cerveja mais pesada ao lado de carnes vermelhas, sobremesas e assados ​​ricos.

Cerveja por estilo

Para lhe dar uma ideia geral de qual cerveja funcionará melhor com quais tipos de alimentos, listamos algumas categorias de cerveja abaixo, juntamente com os tipos de alimentos que geralmente combinam bem com eles. Você pode usar isso como ponto de partida para eliminar a bebida ideal.

Pale Ales: Vai muito bem com pratos leves, como saladas, peixes, frutos do mar e aplicativos leves.

Índia Pale Ales: Como as ales pálidas, as IPAs combinam perfeitamente com os sabores clareados, mas também são capazes de aguentar um pouco mais de sabor. Par com alimentos que embalam um chute sério para elevar ainda mais o fator de calor ou saborear ao lado de alimentos de conforto como pizza, carne de porco desfiada ou frango frito.

Cervejas de Trigo e Hefeweizens: Estas cremes levemente picantes, ligeiramente cítricas, são um fave de verão (servido, é claro, com uma fatia de limão) e fazem um parceiro ideal para saladas, pratos de grãos, frutas e sobremesas temperadas.

Âmbar Ales: Ambers são tão versáteis quanto saborosos, o que significa que você realmente não pode dar errado quando se trata de emparelhamento. Carne vermelha, frango, assados, sopas, ensopados e grelhados tudo tem um ótimo sabor ao lado de uma cerveja gelada dessa bebida.

Porteiros e Stouts: Pense em carnes vermelhas, guisados ​​ricos, churrasco, sobremesas de chocolate ou expresso e outros pratos saudáveis.

A Associação de Cervejeiros de Cerveja Artesanal também tem um prático gráfico de emparelhamento, que tira todo o trabalho de adivinhação do processo - perfeito para aqueles dias em que você simplesmente não consegue nem mesmo.

Dicas rápidas

  • Se você é sério sobre trazer o melhor em sua bebida e seu prato, uma cerveja de qualidade é seriamente fundamental. Os sabores complexos em uma cerveja artesanal tornarão mais fácil a identificação dos elementos gustativos e das notas principais, o que só ajudará você a combinar melhor com a comida.
  • Não se esqueça de dar uma olhada na ação. O olfato é um componente chave para degustar, portanto, familiarize-se com o aroma da cerveja também.
  • Experimentar! Com o gosto sendo tão pessoal, realmente não há maneira certa ou errada de parear.