Os Fundos De Hedge São Bancos De Sombra?

Autor: | Ultima Atualização:

Banco de sombra é um termo pejorativo, mas entrou em uso comum.

A proliferação do sistema bancário paralelo foi identificada como uma das causas da crise financeira, e os fundos hedge frequentemente compartilham a culpa. Em novembro 18, 2012, o Conselho de Estabilidade Financeira anunciou que o sistema bancário paralelo cresceu para US $ 67 trilhões. O FSB fornece recomendações para fortalecer a supervisão e regulamentação do sistema bancário paralelo e define o sistema amplamente como intermediação de crédito não bancário. Enquanto alguns fundos de hedge estão envolvidos em atividades bancárias paralelas, os termos "banco de sombra" e "fundo de hedge" não podem ser considerados sinônimos.

Nomeando o sistema

O termo "sistema bancário sombra" foi originalmente criado por Paul McCulley da PIMCO em um artigo escrito em setembro 2007. Ele estava comentando sobre os tópicos discutidos dias antes no Simpósio 2007 de Jackson Hole, na Reserva Federal do Kansas City, focado em "Habitação, Financiamento Habitacional e Política Monetária". McCulley escreveu sobre as preocupações iniciais de risco sistêmico, afirmando: a circunstância atual, é chamada de corrida sobre o que eu chamei de 'sistema bancário paralelo' - toda a sopa de letrinhas de condutos, veículos e estruturas de investimento não-bancárias alavancadas ”.

Intermediação de Crédito

O chamado sistema bancário paralelo vinha crescendo há décadas antes de receber um nome no 2007. É muito complexo, mas desde a crise financeira que começou na 2008, houve progresso nos esforços para defini-lo. De acordo com o FSB, “Apenas entidades e atividades envolvidas na concessão de crédito (diretamente ou como parte de uma intermediação de cadeia de crédito) ou envolvidas na facilitação de sua intermediação estão incluídas” na ampla definição de sistema bancário paralelo. As transacções de acções e transacções em moeda estrangeira seria excluídas, enquanto a negociação de instrumentos financeiros relacionados com crédito, tais como obrigações e produtos financeiros estruturados / híbridos, seria incluída.

Critérios para Shadow Banking

O FSB também oferece uma definição mais restrita do sistema bancário paralelo. Além de ser um sistema de intermediação de crédito, envolve entidades e atividades fora do sistema bancário regular e suscita preocupações sobre risco sistêmico e / ou arbitragem regulatória.

O segundo critério “implica que a intermediação de crédito ocorre em um ambiente onde os padrões regulatórios prudenciais e a supervisão de supervisão não são aplicados ou são aplicados em um grau materialmente menor ou diferente do que no caso de bancos regulares envolvidos em atividades similares”.

Risco sistêmico refere-se a como as ações de uma entidade podem potencialmente impactar o sistema financeiro mais amplo. Sob a Lei de Reforma e Proteção ao Consumidor de Dodd-Frank Wall Street, instituições com mais de $ 50 bilhões em ativos são consideradas "instituições financeiras sistemicamente importantes".

A arbitragem regulatória refere-se a encontrar maneiras de contornar as regulamentações que são projetadas para proteger e estabilizar o sistema financeiro.

Muitos tipos de fundos de hedge

Existem muitos tipos de fundos de hedge, cada um seguindo diferentes estratégias e investindo em diferentes tipos de títulos. Alguns simplesmente negociam títulos de capital e não podem ser considerados parte do sistema bancário sombra. Não existe um amplo consenso sobre se algum tipo de hedge fund se encaixa em todos os critérios de um banco paralelo, conforme delineado pelo FSB. A Alternative Investment Management Association faz um forte argumento de que praticamente todos os fundos de hedge não o fazem. A AIMA identificou várias subclasses de hedge funds que podem ser consideradas “fundos de hedge de crédito”, como frequentemente mencionado nas descrições do sistema bancário paralelo. AIMA estima que esses fundos de hedge de crédito constituem aproximadamente US $ 630 bilhões e compreendem menos de um terço da indústria global de fundos de hedge. Eles estimam que apenas duas empresas de fundos de hedge muito grandes se qualificam como instituições financeiras sistemicamente importantes, “com o maior desses consultores de fundos de hedge gerenciando ativos iguais a aproximadamente 3% de toda a indústria de fundos de hedge”.