
Trabalhar para um chefe que constantemente te repreende pode ser prejudicial à sua saúde.
Seu chefe lhe diz que você é estúpido, grita com você e o deprecia na frente de seus colegas. Embora esse tipo de comportamento seja abusivo, em algumas organizações ele é aceito porque o chefe duro e impiedoso pode ajudar a organização a atingir suas metas econômicas. Um chefe de alto desempenho, porém abusivo, pode até mesmo ser recompensado se sua equipe atingir suas metas, receber recompensas de desempenho ou, comprovadamente, contribuir para a produtividade do negócio.
Aspectos legais
Infelizmente, não há proteção legal contra o bullying e o comportamento abusivo no local de trabalho, a menos que ele vise especificamente características protegidas, como raça, gênero ou origem étnica. Seu chefe pode te chamar nomes, rasgar seu relatório e exigir que você escreva outro antes de ir para casa durante a noite ou fazer com que você trabalhe horas extras quando preferir não. No entanto, se ele lhe negar uma promoção porque você é mulher ou exige que você forneça favores sexuais para manter seu emprego, ele cruzou a linha da discriminação ou do assédio sexual, ambos ilegais.
Respeitado mas abusivo
Algumas pessoas que são altamente respeitadas e brilhantes também podem ser abusivas. O falecido Steve Jobs, CEO dos computadores da Apple, também era um chefe abusivo, segundo um artigo de fevereiro da 2010 no "The Epoch Times". Jobs era conhecido por reduzir seus subordinados às lágrimas ou demitir um funcionário durante uma birra. O chefe pode não ser a única pessoa que é abusiva, embora o diferencial de poder possa fazer com que um chefe abusivo pareça mais ameaçador. Colegas de trabalho podem intimidá-lo, sabotar seu trabalho ou tratá-lo como o wallflower no refeitório da escola.
Sinais de abuso
Alguns dos sinais de abuso no local de trabalho podem ser óbvios, como ser gritado ou insultado, especialmente com os outros presentes. Outros podem ser muito sutis - você tem um bom histórico de trabalho e suas avaliações de desempenho foram excelentes, mas seu novo supervisor está constantemente pedindo que você refaça seu trabalho para atender às suas especificações. Um colega de trabalho abusivo pode reunir um grupo de colegas afins e eles podem ignorá-lo em reuniões, sussurrar sobre você pelas costas ou começar rumores destrutivos.
Saúde e Relacionamentos
Comportamentos abusivos não são apenas desrespeitosos ou indelicados - podem causar problemas de saúde e afetar seus relacionamentos com sua família. O assédio moral no local de trabalho pode causar depressão, pressão alta ou até mesmo transtorno de estresse pós-traumático, bem como aumento de rotatividade, de acordo com um artigo do March 2006 em “The Business Forum Online.” Se você está sendo abusado no trabalho, pode começar para chamar doente com mais freqüência apenas para ter a paz de um dia. As pessoas que tiveram chefes abusivos demonstraram maior tensão com seus cônjuges e outros membros da família, de acordo com um artigo da 2011 de dezembro no “The Huffington Post”.




