
A postura da ponte é uma das várias poses que podem abrir a pélvis.
Muitos casais inférteis estão se voltando para a ioga para aumentar suas chances de conceber. Além de ser uma forma suave de exercício de fortalecimento, a ioga também pode diminuir o estresse, abrir a pélvis e liberar energias internas que podem interferir na concepção, de acordo com alguns estudos recentes. E os homens podem se beneficiar praticando yoga tanto quanto as mulheres.
Diminuir o estresse
O Dr. Rahul Sachdev, especialista em Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade da Escola de Medicina Robert Wood Johnson em New Brunswick, Nova Jersey, disse ao “Yoga Journal” que atividades redutoras de estresse como ioga podem aumentar as chances de concepção para um casal que está lutando para engravidar. E ele tem os números para respaldar sua reivindicação. Sachdev montou um programa para casais com problemas de fertilidade que incorporou ioga, meditação, grupos de apoio e mudanças na dieta. Dos casais que participaram, 50 por cento engravidou dentro de um ano. Outros estudos resultaram em taxas de sucesso semelhantes, de acordo com o "Yoga Journal".
Poses de Abertura da Pelve
Estudos também mostraram que a incorporação de poses específicas de abertura da pelve a uma prática pode ajudar na infertilidade, aumentar o fluxo sanguíneo para a pélvis e até mesmo reequilibrar seus hormônios. Três poses básicas de abertura da pelve que qualquer pessoa, não importa o seu nível de experiência em yoga, pode tentar são a pose da ponte; Pose de borboleta ou ângulo ligado; e Legs-Up-The-Wall representam. A pose da ponte é uma postura supina durante a qual você eleva os quadris do chão. A pose da borboleta é uma pose sentada na qual você une as solas dos pés. A pose Legs-Up-The-Wall é uma postura supina que exige que você se deite com a sua bunda contra a parede enquanto estende as pernas até a parede.
Desbloquear sua energia
Alguns especialistas em infertilidade, como Sachdev, concordam com a idéia de como sua energia flui dentro de você pode afetar sua capacidade de conceber. A maioria dos estilos de ioga padrão incorpora movimentos sequenciados que visam a construção de calor interno enquanto desbloqueia e aumenta o fluxo de energia. Incorporar um fluxo suave de Vinyasa em sua prática pode desbloquear sua energia interna. A maioria das sequências de fluxo de Vinyasa incluem curvas para frente, pose de cadeira, flexões baixas chamadas Chaturangas, inclinações laterais e torções, e uma ou mais das três poses de Warrior. Terminar com uma pose de descanso, como uma postura de cadáver ou Shavasana, também pode selar e aumentar os benefícios de sua prática.
Outros benefícios de saúde
Praticar yoga pode fazer mais do que aumentar suas chances de conceber. O Yoga pode aumentar sua flexibilidade e equilíbrio, fortalecer os músculos das pernas, dos ombros, dos braços e do abdome, melhorar sua postura e ensinar a você melhores maneiras de respirar, observa a Mayo Clinic. E também apregoa a capacidade da ioga de reduzir o estresse, melhorar sua concentração e humor e diminuir sua pressão sanguínea, o que só pode aumentar suas chances de um dia ser chamado de mãe ou pai.




