Yoga Para Alergias

Autor: | Ultima Atualização:

Gerenciar a reação do seu sistema imunológico ao pólen via yoga.

Se você é um alérgico, você já deve saber que primavera, verão e início do outono podem ser tempos difíceis. Olhos inchados, nariz vermelho e espirros são apenas alguns dos sintomas de uma alergia ao pólen. Outros fatores, como poluição, estresse e uma dieta pouco saudável, podem piorar as alergias. Enquanto você pode correr para a farmácia mais próxima e carregar anti-histamínicos e sprays nasais, o yoga pode oferecer uma alternativa mais holística.

Reação ao estresse

Quando você enfrenta uma situação estressante, você tem uma reação fisiológica ou a resposta de luta ou fuga. Seu corpo acelera - ritmo cardíaco, pressão arterial, ciclos respiratórios e tensão muscular. Essa reação pode ser útil se você estiver cara a cara com um gorila furioso em uma selva. Mas na vida moderna, os estressores são emocionais e implacáveis. Você pode evitar um gorila uma vez, mas você pode ter um fluxo interminável de prazos de trabalho. O estresse sobrecarrega seu sistema imunológico e diminui sua capacidade de afastar intrusos ambientais. No caso de uma alergia ao pólen, o corpo libera histamina e hormônios do estresse, que podem inflamar as vias nasais. Ao usar técnicas de relaxamento na ioga, seu sistema nervoso pode dizer ao seu sistema imunológico que não há necessidade de ativá-lo. Quando o sistema imunológico recua, a inflamação naturalmente desaparece.

Respiração

Como seu sistema respiratório está inflamado, as técnicas de respiração que você usaria normalmente na ioga podem causar mais danos do que benefícios. Por exemplo, respirar através de narinas alternadas pode ajudá-lo a respirar mais profundamente, desde que você não esteja sofrendo de um ataque de alergia. Se uma passagem nasal estiver bloqueada, você gastará mais energia tentando limpar o nariz do que respirando com calma. A respiração forçada, como a respiração abaixo, também pode exacerbar seus sintomas de alergia. Ao praticar yoga, concentre-se mais na expiração. Por exemplo, pratique respirar um pouco e segui-lo com um longo suspiro, de acordo com Gary Kraftsow, fundador do American Viniyoga Institute, no artigo de Angela Pirisi “Allergy Antidote” no Yoga Journal.

Estruturando um regime de Yoga

Ao projetar um regime de yoga para alergias, você deve considerar os fatores que fazem com que o sistema imunológico reaja exageradamente. Não é tão simples como fazer uma pose para alongar um determinado músculo. Você tem que descobrir o que funciona para você, considerando seu estilo de vida, condição individual e necessidades, de acordo com o artigo de Alice Lesch Kelly “Respire Fácil” no Yoga Journal. Se você sofre de congestionamento na cabeça, é provável que se sinta como se seu rosto explodisse em uma curva para a frente. Algumas pessoas acham que uma pose invertida, como uma postura de ombros ou o arado, pode ajudar a drenar seus seios e limpar o trato respiratório superior. Outros acham que uma pose invertida coloca muita pressão nas passagens nasais.

Considerações

Enquanto um regime de ioga pode ajudá-lo a prevenir e gerenciar ataques de alergia, não jogue fora sua medicação. Se você está espirrando e lutando contra coceira nos olhos ou com o nariz escorrendo, um anti-histamínico pode trazer alívio e até mesmo permitir que você faça um pouco de ioga. Além disso, poses em pé nas quais você realiza reviravoltas e inclinações para frente e para trás tendem a massagear suas costelas e pulmões. Condicionar esta área do seu corpo pode ajudar a fortalecer seu sistema imunológico.