O Que É Bom Para O Inhame Selvagem?

Autor: | Ultima Atualização:

Um inhame selvagem soa como se fosse um animal peludo da África ou do Himalaia, mas na verdade é uma planta que produz hastes subterrâneas relativamente grossas chamadas rizomas. Rizomas não são raízes. Pelo contrário, eles são os crescimentos mais espessos acima das raízes. As hastes do inhame selvagem contêm muitos componentes medicinais, alguns dos quais podem ajudar o corpo a equilibrar os hormônios e reduzir a inflamação.

Menopausa

O inhame selvagem e vários produtos feitos a partir dele, como o creme, provavelmente são mais usados ​​para reduzir os efeitos colaterais da menopausa. Menopausa perturba o equilíbrio de hormônios em muitas mulheres e leva a sintomas como ondas de calor, dor abdominal, alterações de humor, dores de cabeça e insônia. O inhame selvagem contém diosgenina, um composto que parece estimular os ovários a produzir mais progesterona e a equilibrar os níveis de estrogênio. Isso alivia os sintomas. Hormônios balanceadores também podem ajudar a reduzir os sintomas da TPM, ou síndrome pré-menstrual. Por outro lado, os cientistas alertam que o corpo não pode naturalmente converter a diosgenina em progesterona, por isso não é o mesmo que tomar medicação sintética de progesterona. A progesterona sintética produzida em laboratório a partir de diosgenina demonstrou mais benefícios em sintomas da menopausa do que produtos naturais de inhame selvagem.

Colesterol

O inhame selvagem parece ser capaz de reduzir os níveis séricos de colesterol, talvez porque seja rico em beta-caroteno e vitaminas do complexo B, embora sejam necessárias mais pesquisas antes que alegações específicas possam ser feitas para esse possível benefício. Os pesquisadores especulam que o inhame selvagem diminui a absorção de colesterol, o que tende a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A proporção de colesterol HDL "bom" para colesterol LDL "ruim" também parece melhorar com o uso do inhame selvagem. O colesterol elevado no sangue, especialmente o LDL, está ligado a um risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Açúcar Sanguíneo

O inhame selvagem também contém dioscorretina, que provou reduzir os níveis de açúcar no sangue em vários estudos em animais. Diminuir os níveis de glicose no sangue é particularmente importante para os diabéticos. Açúcar no sangue cronicamente alto é prejudicial aos tecidos, especialmente pequenos vasos sanguíneos e terminações nervosas. Mais pesquisas sobre pessoas são necessárias antes que a dioscorretina e os produtos de inhame selvagem possam ser recomendados como um tratamento ou ajuda para o diabetes, no entanto.

Inflamação e Dor

Os compostos no inhame selvagem ajudam a reduzir a inflamação, o espasmo muscular e a dor. Isso não é apenas útil para reduzir os sintomas da menopausa e TPM, mas também é benéfico para outras condições, como artrite, problemas gastrointestinais, fibromialgia, dores de cabeça crônicas, tensão nervosa e cãibras musculares. Nesse sentido, extrato de inhame selvagem ou suplementos podem ser tão eficazes quanto o ibuprofeno, mas sem os efeitos colaterais. Sempre consulte seu médico antes de tentar auto-tratar qualquer condição médica.