O Que É A Marcha Instável Em Filhotes De Cachorro?

Autor: | Ultima Atualização:

Não, seu filhote não bebe demais.

Se o seu cachorro está cambaleando ou andando de uma maneira estranha, provavelmente não é o resultado de indo em uma bebedeira na festa mais recente do filhote de cachorro. Em vez disso, um andar vacilante e instável pode ser um sintoma de um sério problema médico que possivelmente requer atenção veterinária imediata.

Síndrome de Wobbler

Se seu filhote estiver vacilando, você pode suspeitar de um caso de síndrome de Wobbler, uma condição médica que afeta as vértebras do pescoço do seu cachorro. Basicamente, as vértebras, neste caso, não se conectam adequadamente, causando pressão na medula espinhal e alterando a marcha do seu filhote. Dobermans, grandes dinamarqueses, São Bernardo, setters irlandeses, dálmatas e pastores alemães são algumas raças comumente afetadas, de acordo com o site VetInfo. Filhotes com até 10 meses de idade podem ser afetados, mas a maioria dos cães diagnosticados com essa doença tem entre 3 e 9 anos de idade.

Hipoglicemia

A hipoglicemia tende a afetar principalmente as raças de brinquedo entre 6 e 12 semanas de idade. Uma marcha desconcertante, apatia, fraqueza muscular e tremores são sintomas comuns dessa condição. Se o seu cachorro estiver estressado, tiver se exercitado demais, tiver pulado uma refeição, tiver ficado com dores no estômago ou tiver ficado com frio, seus níveis de açúcar no sangue podem cair, causando um surto de hipoglicemia. Se o seu filhote estiver propenso a esse problema, você deve sempre manter o xarope de milho, mel ou água com açúcar à mão para fazer com que o filhote fique melhor.

Displasia da Anca

Geralmente, os primeiros sinais do problema ortopédico chamado displasia da anca aparece em filhotes entre 5 meses a 8 meses de idade. Você pode notar uma marcha vacilante especialmente afetando os membros traseiros, causando um típico "salto de coelho" quando o filhote corre. Um filhote com displasia pode ter dificuldade em subir escadas e dificuldade de subir depois de se deitar. As pernas da frente podem parecer bem musculosas, enquanto as pernas traseiras podem não ter desenvolvimento muscular adequado. Akitas, pastores alemães, labradores, golden retrievers, Rottweilers e Newfoundlands são algumas raças comumente afetadas

Exposição toToxins

Se seu filhote tem uma reputação de "Hoover" e tende a lamber, comer e engolir qualquer coisa, sua marcha instável pode ser devido à ingestão de toxinas. Outros sinais de envenenamento provavelmente também incluem vômito, diarréia, salivação, dor abdominal, hiper excitabilidade, convulsões e fraqueza, de acordo com Jennifer Gyles, veterinária especializada em atendimento de emergência. As toxinas comuns ingeridas incluem chocolate amargo, passas, anticongelante, veneno de roedores, iscas de lesma, medicamentos e muito mais.

Doenças do Sistema Nervoso

Caso o seu cachorro desenvolva uma marcha instável juntamente com espasmos, perda de habilidades motoras, fraqueza ou parcial ou paralisia completa, pode haver uma questão neurológica subjacente em jogo. Os sintomas do sistema nervoso podem ser devidos a uma variedade de causas, como distúrbios congênitos, convulsões e infecções. Como a causa de um andar instável pode ser uma de várias condições - algumas das quais podem ser muito sérias - é melhor procurar a atenção imediata de um veterinário caso seu filhote desenvolva um modo de andar impressionante.