
Veterinários não podem testar diretamente para Cushing, por isso é difícil de diagnosticar.
Enquanto a doença de Cushing é geralmente apenas um problema para caninos seniores, pode ocorrer em bichons tão jovens quanto 6 anos de idade. Este distúrbio, que também é chamado de síndrome de Cushing, pode fazer o seu jovem e vibrante bichon frise se tornar um velho rabugento bem antes de seu tempo.
O que é?
A doença de Cushing é mais precisamente descrita como uma síndrome, porque a condição é na verdade o resultado de um mau funcionamento fisiológico. Todos os cães têm glândulas supra-renais no estômago que regulam a produção do hormônio cortisol. Quando as glândulas produzem em excesso, causa uma condição chamada hiperadrenocorticismo, que é o termo médico técnico para a doença de Cushing. Todos os tipos de cães, assim como gatos, podem sofrer desta doença, embora algumas raças, como o bichon, tenham maior probabilidade de desenvolvê-la.
Causas
Existem vários fatores que podem aumentar o risco do seu bichon de desenvolver esta doença. A exposição a longo prazo a alguns tipos de medicação, incluindo esteróides usados para tratar sintomas de alergia, está ligada ao desenvolvimento de problemas nas glândulas que regulam o cortisol. Além disso, a raça também é conhecida por ter características genéticas que os tornam mais propensos a desenvolver Cushing, tornando-se uma das principais desordens endócrinas da raça, de acordo com o Bichon Frise Club of America.
Os sintomas
Se o seu bichon tem Cushing, seu corpo está transbordando com o hormônio cortisol, que tem um impacto negativo severo em sua saúde geral. Ele suprime seu sistema imunológico, tornando-o mais propenso a contrair doenças de patógenos. Ele também causa problemas de distribuição de peso, como células de gordura desproporcionais ao redor do estômago, e pode aumentar significativamente a sede e o apetite. Letargia, rigidez e distúrbios digestivos também são sintomas comuns. Os sintomas são notavelmente semelhantes aos do envelhecimento, embora possam ser mais graves. Isso leva alguns proprietários de bichon a acreditar que a saúde de seus animais de estimação está simplesmente diminuindo devido à idade avançada.
Tratamento
Seu veterinário irá prescrever tratamento dependendo do tipo de Cushing que seu filhote realmente tem. Profissionais da área médica dividiram a doença em duas categorias, dependente da hipófise e dependente da adrenal. Se o seu cão está sofrendo de Cushing, dependente da hipófise, então ele terá que tomar remédio oral todos os dias pelo resto da vida, de acordo com a Washington State University. Cães com a variação adrenal-dependente, o que significa que há realmente um tumor dentro das glândulas, precisam de cirurgia para remover o tecido potencialmente canceroso. Certifique-se de perguntar ao seu veterinário para obter dicas sobre como manter seu cão saudável e feliz, mesmo que ele esteja sofrendo de uma doença crônica como a de Cushing.




