O Que É O Cancelamento Da Dívida De Cartão De Crédito?

Autor: | Ultima Atualização:

O acordo que um titular de cartão de crédito assina após a emissão do cartão pode ser considerado um contrato de empréstimo.

Indivíduos que enfrentam dificuldades financeiras devido a perda de emprego , contas médicas altas ou outro desafio de vida às vezes conseguem negociar uma liquidação de sua dívida de cartão de crédito, resultando em um valor de reembolso reduzido ou um “perdão” direto da dívida. Imagine a surpresa deles quando receberem um Formulário 1099-C do emissor do cartão de crédito mostrando o valor da redução ou do perdão como receita informada à Receita Federal.

Noções básicas sobre Empréstimos com Cartão de Crédito

Quando um emissor de cartão de crédito estende um empréstimo para um mutuário, o contrato de empréstimo exige que o mutuário pague o empréstimo. O emissor do cartão de crédito fornece ao mutuário fundos até um limite de crédito declarado por meio de um adiantamento em dinheiro direto ou de mercadorias debitadas no cartão de crédito. O saldo deverá ser pago integralmente, e qualquer saldo em curso não é considerado como receita.

Cancelamento da dívida - Empréstimo se torna renda

Se o tomador inadimplir e a empresa de cartão de crédito decidir que o tomador não pode pagar o valor total devido , a empresa de cartão de crédito pode anular o contrato de empréstimo e cancelar a dívida. A anulação do contrato de empréstimo altera o saldo do saldo do empréstimo para o resultado

Exemplo de Perdão da Dívida

O cancelamento da dívida ocorre quando o emissor do cartão de crédito “perdoa” completamente uma parte ou todo o valor devido por cartão de crédito. titular porque a dívida é considerada total ou parcialmente incobrável. Por exemplo, um portador de cartão de crédito com $ 10.000 pode negociar um acordo e concordar em pagar 60% - $ 6.000 - do valor em aberto. Como o proprietário só paga US $ 6.000, e o valor de 40% ou US $ 4.000 "perdoado" excede US $ 600, o IRS exige que a instituição financeira relate que US $ 4.000 como receita tributável.

"Outras Receitas" Relatadas em 1099-C

A O mutuário que receber um Formulário 1099-C para cancelamento da dívida deve relatar o valor cancelado em seu Formulário 1040 como "outras receitas". Há alguns casos em que um devedor não precisa reivindicar o cancelamento da dívida, embora tenha recebido o Formulário 1099-C do credor. Se, por exemplo, a pessoa foi considerada insolvente no momento do cancelamento da dívida, a quantia perdoada não precisa ser reivindicada como receita. Qualquer mutuário que receba um 1099-C deve verificar novamente o valor indicado para precisão. Alguns bancos aderem a taxas e juros atrasados ​​exorbitantes que excedem em muito o montante emprestado. Se o valor parecer incorreto, entre em contato com o emissor do cartão para solicitar um formulário corrigido.