O Que Digere Primeiro, Proteína, Carboidratos Ou Gordura?

Autor: | Ultima Atualização:

Os carboidratos, como as massas, digerem mais rápido do que gordura ou proteína.

Digestão envolve a quebra e absorção de alimentos, embora seja um pouco mais complicado do que parece. Muitos alimentos são combinações de carboidratos, gorduras e proteínas, que todos digerem a taxas diferentes em seu corpo. A maioria dos carboidratos é rápida de digerir, enquanto os alimentos gordurosos levam mais tempo. A quantidade real de tempo que um alimento leva para digerir depende de muitos fatores, especialmente seu nível de hidratação, motilidade intestinal e acidez estomacal.

Digestão na boca

A digestão química de alimentos começa em sua boca com a secreção de saliva. . Os primeiros macronutrientes a serem submetidos à digestão química são o amido, que é um tipo de carboidrato complexo encontrado em batatas, vegetais de milho e raízes, e gorduras de animais e plantas. A enzima alfa-amilase reduz o amido a um açúcar menos complexo chamado maltose, e a lipase lingual começa a preparar gorduras saturadas e insaturadas para posterior digestão no intestino delgado. Em contraste, a proteína não é quimicamente alterada em sua boca.

Digestão no Estômago

A digestão continua em seu estômago com a ajuda do suco gástrico, que contém ácido clorídrico e enzimas. Algumas amilases gástricas no estômago continuam a decompor os carboidratos em açúcares mais simples, enquanto a proteína é reduzida pela pepsina em unidades menores chamadas de cadeias peptídicas. Em contraste, as gorduras não são quimicamente alteradas muito enquanto estão no estômago. A falta de acidez no estômago reduz significativamente a digestão, especialmente a proteína. Beber muita água com as refeições não apenas reduz a acidez estomacal, mas também dilui as enzimas em sua boca e estômago e inibe o processo digestivo.

Digestão no Intestino Delgado

A maioria da digestão e praticamente toda a absorção ocorre em seu intestino delgado. A parede intestinal e a glândula pancreática liberam enzimas que reduzem carboidratos, proteínas e gorduras em seus menores constituintes. A amilase, a maltase, a sacarase e a lactase reduzem os açúcares maiores em glicose, que é rapidamente absorvida em sua corrente sanguínea e entregue a todas as células com a ajuda do hormônio insulina. A glicose é a principal fonte de combustível para o seu corpo. A proteína parcialmente digerida é ainda mais reduzida pelas proteases pancreáticas em aminoácidos únicos, que são usados ​​para construir e reparar os músculos, pele e cabelos. A bile secretada pela vesícula biliar e lipase pancreática decompõe a gordura em ácidos graxos e glicerol, que são absorvidos pelo intestino delgado e tipicamente armazenados como quilomícrons.

Taxa de Digestão

Quase todos os carboidratos, com exceção da fibra alimentar, são os mais rápidos para digerir e absorver. Por exemplo, alimentos ricos em carboidratos, como frutas, verduras, assados, arroz e macarrão, podem levar menos de 30 minutos em seu estômago e levar apenas duas horas para digerir e absorver completamente, mas isso varia muito de pessoa para pessoa. pessoa. Por outro lado, a fibra dietética é muito mal digerida e a maior parte dela passa intacta pelos intestinos. A proteína geralmente leva mais tempo para digerir do que os carboidratos, embora os ovos sejam mais rápidos de serem quebrados do que os carboidratos complexos, como feijões e grãos integrais. Em média, carne magra gasta cerca de três horas em seu estômago e pelo menos 12 horas em seus intestinos, mas essas taxas podem ser muito mais lentas para as pessoas que estão envelhecidas, desidratadas, insalubres ou inativas. As gorduras levam mais tempo para digerir e absorver completamente, porque são as maiores moléculas e as menos "amigáveis" da água. Lembre-se de que quase nenhum alimento é feito de apenas um composto. Os alimentos são tipicamente combinações de nutrientes, o que dificulta a estimativa das taxas e tempos de digestão.