Quais São Os Benefícios Do Vinho Tinto E Quanto Beber Cada Dia?

Autor: | Ultima Atualização:

O vinho tinto pode ter benefícios para o coração, mas limita o consumo de um a dois drinques por dia.

O vinho tinto pode oferecer mais do que relaxamento e sociabilidade. A pesquisa sugere que o vinho tinto pode ajudar seu coração. Demasiado vinho tinto pode causar problemas de saúde, no entanto, um a dois copos serve.

Benefícios

Estudos mostram que pessoas que bebem quantidades moderadas de álcool, incluindo vinho tinto, têm um risco menor de doença cardíaca, de acordo com a American Heart Association, ou a AHA. Algumas pesquisas sugerem que o vinho tinto, assim como os sucos de uva vermelha e roxa, reduzem o risco de coágulos sanguíneos, reduzem o LDL ou o colesterol "ruim" e mantêm a pressão sangüínea saudável. Um estudo 1992 relatado pela MayoClinic.com mostrou que o consumo moderado de vinho reduziu o risco de ataque cardíaco em 40 por cento. Álcool ou algumas substâncias presentes no álcool podem impedir a aderência das plaquetas no sangue, reduzindo os coágulos sanguíneos que podem levar a um ataque cardíaco, observa a AHA. Isto é semelhante à forma como a aspirina ajuda a prevenir um ataque cardíaco.

Resveratrol

Antioxidantes no vinho tinto, chamados polifenóis, podem proteger o revestimento dos vasos sanguíneos do coração. O resveratrol, um polifenol do vinho tinto, recebeu atenção especial, observa MayoClinic.com. Os níveis de antioxidantes, como o resveratrol, encontrados no vinho variam, com maiores quantidades no vinho tinto. Pesquisas em ratos que receberam resveratrol sugerem que o antioxidante pode oferecer proteção contra obesidade e diabetes, fortes fatores de risco para doenças cardíacas. Mas esses resultados foram relatados apenas em camundongos, não em pessoas, e mais pesquisas são necessárias.

Recomendações

Não se sabe quanto vinho tinto você precisaria beber para obter os benefícios que o resveratrol pode oferecer, mas o consumo moderado de álcool mostrou benefícios para o coração em humanos. A American Heart Association define o consumo moderado de álcool como uma bebida por dia para mulheres e uma a duas bebidas por dia para homens. Uma bebida é equivalente a onças 4 de vinho. O limite para os homens é maior porque os homens geralmente pesam mais e têm mais de uma enzima que metaboliza o álcool do que as mulheres. Como o álcool pode ser viciante e pode piorar outros problemas de saúde, a AHA não recomenda que você comece a beber vinho tinto por seus benefícios potenciais. Mas se você escolher beber, faça isso com moderação.

Precauções

Se você tem doença cardíaca ou insuficiência cardíaca, converse com seu médico antes de beber álcool, adverte a AHA. O álcool pode piorar a insuficiência cardíaca e outros problemas cardíacos. Beber pesado também pode contribuir para altos níveis de triglicérides, obesidade, alcoolismo, suicídio e acidentes, observa a AHA. As mulheres grávidas não devem beber vinho tinto ou qualquer tipo de álcool. Todas as bebidas que contêm álcool podem ser prejudiciais para um bebê em desenvolvimento, segundo a American Pregnancy Association. Não há quantidade segura de álcool para consumir quando estiver grávida.