O Lado Positivo Do Pessimismo: Por Que Os Pensamentos Negativos Podem Ajudá-Lo Financeiramente

Autor: | Ultima Atualização:

Presumivelmente, você não se importaria de ser mais rico, mais feliz ou mais saudável. Mas você pode se surpreender com a nova pesquisa que espera que você chegue lá.

Presumivelmente, você não se importaria de ser mais rico, mais feliz ou mais saudável.

Qual você acha que é a melhor maneira de chegar lá: A) pense positivamente sobre como se sentirá quando atingir sua meta ou B) se preocupe em como você conseguirá chegar lá?

Há uma boa chance de você escolher a opção A, graças ao sucesso de “O Segredo”, um livro que aconselha a visualização do futuro dos seus sonhos, ou talvez a popularidade de palestrantes motivacionais como Tony Robbins, que encoraja as pessoas a acreditarem em seus sonhos. capacidade de andar sobre carvão quente (e depois fazê-lo).

Segundo todos os relatos, os americanos estão obcecados com o poder do pensamento positivo. E ei, sorrindo pode melhorar seus níveis de estresse e perspectivas gerais.

A pegada? Pesquisas mostram que, em alguns casos, imaginar sua vida futura mais brilhante realmente torna você menos capaz de alcançá-la, enquanto uma dose saudável de pessimismo permite que você vá até lá e faça acontecer.

Como o pensamento positivo pode nos falhar

Pensar positivamente, repetindo afirmações ("Eu sou amável", "Eu encontrarei felicidade", "Terei êxito") ou visualizar os resultados ideais pode, na verdade, ser contraproducente para o seu sucesso em alguns casos.

1. Você se enfraquece.

Um estudo da Universidade de Waterloo dividiu os participantes em dois grupos, aqueles com alta auto-estima e aqueles com baixa auto-estima, usando uma escala de 0 para 35. Depois de repetir afirmações positivas como as acima, os participantes com alta auto-estima viram sua pontuação de auto-estima subir sete pontos. Por outro lado, os participantes com baixa auto-estima que repetiram afirmações viram sua pontuação cair sete pontos.

Os pesquisadores descobriram que quando as pessoas com baixa auto-estima repetiam as afirmações, isso de fato provocava “resistência” ou uma voz interior sarcástica que debatia a veracidade dessas afirmações, o que efetivamente reduzia a autoestima.

2. Você coloca menos esforço para alcançar seus objetivos.

Em um estudo publicado pelos pesquisadores Heather Barry Kappes e Gabriele Oettingen, os pesquisadores descobriram que quando as pessoas imaginam seus futuros desejados, “eles [não] imaginam que o caminho…. pode conter obstáculos, retrocessos, dor ou esforço. ”Em outras palavras, por causa de suas expectativas irrealistas, as pessoas exercem menos esforço para tornar seus sonhos uma realidade.

Por exemplo, a pesquisa mostrou que pessoas que tinham fantasias positivas sobre o futuro acabavam submetendo menos pedidos de emprego e estudando menos horas para um próximo exame, o que diminuiu sua taxa de sucesso no final.

3. Você não se prepara para o pior cenário.

Barbara Ehrenreich, autora de Bright-Sided: How Positive Thinking está prejudicando a América, argumenta que o pensamento positivo realmente ajudou a contribuir para a recente crise financeira nos Estados Unidos.Ela disse ao The Telegraph: "Muitas, muitas pessoas superaram suas cabeças". em dívida - pessoas comuns. E em que estado de espírito você assume grandes dívidas? Bem, um estado de espírito positivo. Você acha que não vai ficar doente, seu carro não vai quebrar, você não vai perder seu emprego e você poderá pagar. "

Pensando tão positivamente sobre o futuro que você não consegue reconhecer o que poderia dar errado, você pode assumir mais riscos do que deveria, o que pode sair pela culatra ... e deixá-lo em sérios problemas financeiros.

4. Você não gosta do que tem agora.

Outra desvantagem de idealizar o futuro? Isso pode impedi-lo de apreciar o que você tem agora. Se você está excessivamente obcecado com o emprego dos seus sonhos ou o futuro McMansion com uma piscina, fica mais difícil para você apreciar tudo o que você tem atualmente na sua vida.

Como fazer o pessimismo da maneira certa

Quando dizemos que um pouco de pessimismo pode ser uma coisa boa, sabemos que existe uma diferença entre ser realista quanto às suas perspectivas futuras e prever o apocalipse em cada turno.

Veja como aproveitar o poder do pessimismo para tornar seu sonho uma realidade, seja uma promoção no trabalho, alcançar uma meta corporativa, pagar dívidas de cartão de crédito ou entrar na pós-graduação:

1. Considere o pior cenário possível.

Como Oliver Burkeman escreve no The New York Times, os estóicos há muito tempo introduziram a idéia de visualizar o pior cenário - eles o chamaram de “a premeditação dos males”. Burkeman, autor de “The Antidote: Happiness for People Who Can't Fique Pensamento Positivo ", diz que esta estratégia realmente ajuda a combater a ansiedade:" Quando você imagina sobriamente o quanto as coisas podem realmente acontecer, você geralmente conclui que poderia lidar com isso. "

O que acontece se você não conseguir o emprego “perfeito” que você acabou de entrevistar? Bem, você provavelmente enviará mais alguns currículos e encontrará outra oportunidade igualmente incrível. Se você for rejeitado por essa promoção, Você vai conversar com seu gerente e desenvolver um plano de como provar seu valor, então, quando você perguntar de novo, vai conseguir o que está procurando.

Ao imaginar o pior resultado possível, você vai perceber que a vida vai, de fato, continuar - e talvez até como chegar onde você quer ir.

2. Desenvolva um plano de jogo eficaz.

Acima, discutimos como o pensamento positivo pode cegá-lo para as armadilhas reais em seu caminho pretendido. Depois de definir uma meta, gaste algum tempo pensando sobre quais obstáculos podem estar em seu caminho e como você planeja superá-los ou evitá-los.

Por exemplo, se você quiser economizar um fundo de emergência com seis meses de renda (aqui está o que é um fundo de emergência), quais serão seus desafios? Talvez seja difícil dedicar dinheiro a cada mês; Talvez pequenas coisas tendam a te jogar fora do orçamento. Se for esse o caso, você pode evitar esses obstáculos configurando um depósito automático da sua conta corrente para suas economias ou criando um orçamento que você realmente deseja manter no My Money Center.

3. Seja realista, não irracional.

Em outras palavras, baseie suas expectativas de “pior cenário” em experiências passadas reais, nem tudo sob o sol que pode ou pode dar errado.

Por exemplo, se você tende a ficar nervoso durante as entrevistas e tem um candidato a um novo emprego, faz sentido desenvolver um plano de ação caso a ansiedade atinja novamente o grande dia. Por outro lado, se você sempre usa seus cartões de crédito com responsabilidade e é geralmente bastante frugal, não faz sentido passar noites sem dormir preocupando-se se você sair do controle e deixar milhares de pessoas em vestidos e bolsas.

Conhece a ti mesmo: Plano para a pior situação possível, não o céu proverbial fallling.

4. Viva positivamente no presente.

Embora pensar nos possíveis resultados negativos de diferentes cenários possa ajudá-lo, isso não significa que você deva ter uma visão negativa de tudo ao seu redor. Quando dizemos "pessimismo", estamos realmente falando de planejar com antecedência para que você possa responder de forma eficaz.

No aqui e agora, reserve um tempo para ser grato pelo que é bom em sua vida, pois enriquecerá sua visão sem torná-lo cego, e talvez de forma prejudicial, otimista. Uma ótima maneira de fazer isso é fazer uma lista de gratidão.

Mais de LearnVest:

Por que menos confiança pode fazer você mais bem sucedido

Por que Broke é o novo single

Meu marido faz mais e me sinto culpado