
Os cuidados restaurativos permitem que as pessoas vivam com dignidade.
Os idosos e aqueles que tiveram acidentes ou condições que afetaram suas habilidades funcionais podem precisar de cuidados restaurativos. Este tipo de enfermagem fornece apoio ocupacional, físico e emocional para ajudar as pessoas a recuperar ou adaptar suas habilidades. Muitos que treinam neste campo são assistentes de enfermagem certificados. Você pode querer adquirir habilidades nesta área de cuidado ou trabalhar em um papel de auxiliar especializado de enfermagem restaurativa. Alguns enfermeiros licenciados também participam de treinamento, especialmente se estiverem encarregados de um programa restaurativo.
Visão geral dos cuidados restaurativos
A maioria dos programas de treinamento lhe apresenta os cuidados de enfermagem restaurativos e as informações médicas e outras informações por trás dele. Por exemplo, você pode aprender sobre requisitos legais, como o papel da equipe de enfermagem e terapia, os direitos dos pacientes e como preencher gráficos e documentação. Espere o seu treinamento para cobrir as doenças comuns e as condições que levam à necessidade de enfermagem restaurativa. Você também deve aprender sobre os problemas que essas doenças e condições normalmente causam e como gerenciá-los.
Atividades de vida diária
O treinamento de cuidados restaurativos ensina como ajudar os pacientes a gerenciar as tarefas diárias, incluindo tomar banho, vestir-se, se arrumar, entrar e sair da cama e ir ao banheiro. Alguns pacientes podem não conseguir concluir essas tarefas de forma independente e você os ajudará. Em outros casos, você encorajará e motivará os pacientes a tentarem realizar essas atividades sozinhos. Você pode precisar ajudá-los a reaprender as habilidades necessárias ou encontrar maneiras diferentes de gerenciar tarefas usando equipamentos adaptativos.
Comendo e Bebendo
Parte do seu trabalho é garantir que seus pacientes comam e bebam o suficiente. Alguns pacientes podem ter condições, como disfagia, que dificultam a alimentação; outros podem não ter qualquer interesse em comer ou beber, ou podem se recusar a fazê-lo. Seu treinamento mostrará como usar medidas de monitoramento, como perda de peso, para detectar problemas alimentares. Ele também ensinará como usar dispositivos adaptativos, como ajudar os pacientes a comer e beber e como lidar com pacientes que não querem comer.
Mobilidade e amplitude de movimento
Muitos pacientes com quem você trabalha terão problemas de mobilidade e amplitude de movimento. Eles podem ter dificuldade para andar ou podem ter movimentos limitados em suas articulações e membros. Seu treinamento ensinará técnicas para motivar as pessoas a aumentar sua mobilidade. Por exemplo, você pode incentivar os pacientes a fazer caminhadas regulares. Você também aprenderá sobre exercícios de amplitude de movimento ativos e passivos, equipamentos e dispositivos auxiliares. O objetivo dos cuidados restaurativos neste contexto é evitar que os pacientes percam mais mobilidade ou habilidades de movimento e incentivá-los a melhorá-los sempre que possível.
Programas de treinamento em cuidados restaurativos
Nenhum estado definido ou exigências federais governam o cuidado restaurativo; no entanto, alguns estados exigem treinamento para níveis específicos. Normalmente, você deve ser pelo menos um auxiliar de enfermagem certificado para obter um lugar em um programa. Alguns estados também exigem que você tenha alguma experiência de trabalho, especialmente se você deseja se tornar um ajudante restaurador. O treinamento geralmente ocorre em escolas ou faculdades vocacionais ou comunitárias. Algumas unidades de saúde realizam seu próprio treinamento, que pode ter que atender aos padrões estaduais. A duração do programa pode variar - alguns cursos levam um ou dois dias completos; outros têm uma aula por semana. Espere que seu treinamento combine a aprendizagem em sala de aula e a experiência clínica.




