A sertonina é um hormônio importante para a felicidade.
A serotonina, também conhecida como o hormônio do "bem-estar", é uma substância química no cérebro que pode ajudar a regular o humor e elevar a depressão. De acordo com o site Integrative Health Review, a serotonina não só influencia grandemente a nossa sensação de bem-estar, como também estimula a sensação de plenitude após uma refeição e ajuda a trazer o sono. Se você não tem quantidade suficiente de serotonina no cérebro, pode sentir sintomas de depressão, insônia e aumento da fome. Felizmente, certos alimentos e nutrientes em sua dieta podem ajudar a aumentar seus níveis de serotonina naturalmente.
A vitamina D
De acordo com um artigo publicado na edição de novembro da 2011 de “Psychology Today”, a vitamina D pode ativar genes que liberam a serotonina no cérebro. Portanto, a vitamina D pode desempenhar um papel na saúde do cérebro, e baixos níveis podem ser uma das causas da depressão. O Escritório de Suplementos Dietéticos lista fontes alimentares de vitamina D, incluindo óleos de salmão, atum, cavala e fígado de peixe, bem como alimentos enriquecidos com vitamina D, como o leite.
A vitamina B-6
De acordo com "The UltraMind Solution", a vitamina B-6 é necessária para a síntese de serotonina, porque a vitamina ajuda a converter o triptofano em serotonina no cérebro. O triptofano é um aminoácido que é vital para um humor saudável e uma visão otimizada, porque é um precursor da serotonina. As principais fontes de vitamina B-6, relata MayoClinic.com, incluem cereais, legumes, carne, laticínios, ovos, cenouras e espinafre.
Os hidratos de carbono
Comer carboidratos pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro. De acordo com um artigo publicado em agosto 2010 em "Psychology Today", a insulina que é liberada como resultado da ingestão de carboidratos pode aumentar os níveis de triptofano na corrente sanguínea. As moléculas de triptofano são então convertidas em serotonina no cérebro. O artigo recomenda entre 25 e 35 gramas de carboidratos que contêm menos de 4 gramas de proteína e 3 gramas de gordura porque a gordura e a proteína podem retardar a resposta à insulina. O artigo sugere que você permita que minutos entre 20 e 40 sintam os efeitos suavizantes. Carboidratos que se encaixam nesses critérios incluem biscoitos e pretzels.
Chocolate
De acordo com "plantas medicinais e não medicinais comestíveis", consumir chocolate amargo pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro. Em um estudo, 30 indivíduos ansiosos receberam 40 gramas - cerca de 1.5 onças - de chocolate amargo diariamente. Após duas semanas, os sujeitos experimentaram menos ansiedade. Quando os pesquisadores mediram os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, nos indivíduos, eles descobriram que esses níveis eram mais baixos no final das duas semanas. Acontece que o chocolate amargo não apenas é bom, mas também pode ser bom para a nossa sensação de felicidade.