
"Estou fisicamente ferido ... eu não sou um caso de cesta."
Se você tem um cachorro pequeno - e eles não são muito menores do que os chihuahuas - há uma chance de ele sofrer de patas escorridas em algum momento. Formalmente conhecida como luxação patelar, uma rótula escorregadia pode afetar seriamente um cão que requer cirurgia para corrigir o problema. Chihuahuas levemente afetados estão predispostos a artrite.
chihuahuas
Com base em testes de saúde submetidos por criadores e proprietários à Fundação Ortopédica para Animais do 1974 ao 2009, o Chihuahua classifica as raças 22nd of 93 no banco de dados do OFA para luxação patelar, de acordo com o boletim Purina Pro Club Chihuahua. No geral, 5.5 por cento de Chis são afetados com algum grau de luxação patelar, esmagadora de uma origem genética, em vez de traumática. Embora isso possa não parecer muito, é um exemplo bastante alto para uma doença genética. O número real pode ser maior: os submissos de dados têm maior probabilidade de ser donos conscientes e criadores, os menos propensos a criar cães com problemas hereditários conhecidos.
Luxação Patelar
Na frente do joelho do seu cão, o osso da patela descansa em um sulco no final do osso da coxa nas patas traseiras. Isso permite que a patela se mova para cima e para baixo quando o joelho se dobra. Quando a patela luxates, a rótula cai fora do sulco, geralmente no interior. Isso faz com que a perna de um cachorro seja trancada. Em casos leves, a patela volta ao ritmo, mas em casos mais sérios e com o passar do tempo, isso não acontece. Na metade de todos os casos, os dois joelhos são afetados.
Os sintomas
Os sintomas de patela luxuriante em um chihuahua geralmente aparecem quando o cão tem 2 anos de idade. Passado essa idade, é improvável que você tenha um problema. Seu carinha pode segurar uma pata traseira quando está correndo, possivelmente latindo de dor. Se você vê seu cão freqüentemente estendendo um membro traseiro, ele pode estar tentando colocar o joelho de volta no lugar. Como a condição piora, o seu cão parece coxo a maior parte do tempo. Filhotes que sofrem de luxação patelar aparecem encurvados nas costas; a condição se torna mais extrema à medida que envelhecem.
Cirurgia
A gravidade das patelas luxantes é classificada em uma escala de 1 a 4. A luxação de grau 1 significa uma condição moderada que se instala sozinha; A luxação de grau 4 indica uma rótula fora da ranhura que não pode ser colocada manualmente de volta. Geralmente, os cães com luxação de grau 2 ou superior são considerados candidatos cirúrgicos. Durante a cirurgia, o sulco é aprofundado para que a patela não escorregue. Se as pernas do seu cão se curvaram, o cirurgião irá corrigir a condição cortando o osso para mudar o alinhamento, um procedimento conhecido como osteotomia. Após a cirurgia, as atividades do seu cão serão restringidas por um tempo, mas ele deve voltar ao normal dentro de três meses.
Considerações
Como um fator genético está ligado aos Chihuahuas com luxação patelar, o Chihuahua Club of America incentiva os criadores a testar o distúrbio. Se você está comprando um Chi, pergunte ao criador sobre o histórico de saúde dos pais, incluindo informações sobre rótulas. Não crie um cachorro com alto grau de luxação patelar; criar aqueles com leve luxação é controverso, mas não incomum. Se você criar um Chi com luxação de baixo grau, emparelhe o cão com um com problemas de patela.




