Opções De Ações Não Compensatórias

Autor: | Ultima Atualização:

A percepção popular de uma opção de ações parece ser a de um envelope dourado cheio de dinheiro. Às vezes é o caso, como quando as corporações oferecem opções de ações para altos executivos com grande desconto ou quando as empresas iniciantes oferecem opções de ações aos funcionários antes de abrir o capital. No entanto, as empresas geralmente concedem opções a seus funcionários apenas porque querem vender mais ações. Essas são opções de ações não compensatórias.

O básico das opções

Uma opção de compra de ações é simplesmente um contrato que lhe dá a oportunidade - a "opção" de comprar ações de um determinado preço, chamado de preço de exercício. Você geralmente deve exercer a opção - realmente comprar o estoque - dentro de um determinado período de tempo. Quando uma empresa concede opções, geralmente define o preço de exercício igual ao preço de mercado da ação no momento da concessão. Se o preço de exercício for menor do que o preço de mercado da época, as opções serão descontadas. A esperança de que as pessoas obtenham uma opção é que, no momento em que exercerem a opção, o preço de mercado será maior do que o preço de exercício.

Compensatória vs. Não Compensatória

Muitas empresas dão aos empregados opções de ações como recompensa por desempenho passado ou como incentivo para desempenho futuro. Quando este é o caso, as opções fazem parte da remuneração do empregado. Isso os torna, naturalmente, opções de ações compensatórias. Ainda assim, uma empresa pode conceder opções simplesmente porque deseja levantar mais capital para o negócio, o que, afinal, é o objetivo de vender ações em primeiro lugar. Por outro lado, pode querer diversificar sua base de acionistas. Nesses casos, as opções não são baseadas no desempenho de um funcionário, por isso são classificadas como não compensatórias.

O ângulo contábil

Se uma opção é compensatória ou não-compensatória tem implicações contábeis significativas. Quando uma empresa concede opções compensatórias, ela precisa registrar uma despesa da mesma maneira que faz com os salários regulares dos trabalhadores. A quantia exata que ele deve reportar é muitas vezes um cálculo extremamente complicado - se você quiser fazer seus olhos vidrados, procure "modelo de precificação de opções Black-Scholes" algum dia - mas o resultado é que, como as opções compensatórias aumentam as despesas, elas reduzem a lucro líquido, ou o lucro que reporta aos acionistas. Opções não compensatórias, por outro lado, não precisam ser reportadas como despesas e não afetam os lucros. A empresa os trata como qualquer outra venda de ações.

Critérios

Para impedir que as empresas falsifiquem as coisas, as regras contábeis estabelecem padrões que as opções precisam satisfazer para serem não-compensatórias. Primeiro, todos os trabalhadores que atendem às "qualificações limitadas do funcionário" devem ser elegíveis para as opções. Cabe à empresa definir essas qualificações limitadas, mas elas geralmente incluem coisas como ser um trabalhador em tempo integral ou estar com a empresa por um determinado período de tempo. Em segundo lugar, as opções devem estar disponíveis para todos os funcionários qualificados em igualdade de condições. Isso pode significar que todos têm acesso ao mesmo número de opções ou que o número de opções é baseado em uma porcentagem uniforme de pagamento. Terceiro, o período durante o qual os funcionários podem exercer suas opções deve ser limitado e deve ocorrer relativamente pouco depois de receber as opções. Finalmente, o desconto na opção não pode ser maior do que o que a empresa ofereceria para atrair investidores a comprar qualquer outra oferta de ações de grande porte.

Implicações Fiscais

Se você estiver no recebimento de opções de ações não compensatórias - ou opções de ações compensatórias, para esse assunto - aconselhamos que você consulte um profissional de impostos para obter orientação. Em geral, no entanto, receber uma opção não compensatória não afeta seus impostos. Quando você exerce essa opção, a diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado, se houver, entra no cálculo para determinar se você deve pagar o imposto federal mínimo alternativo. Quando você vender as ações mais tarde, você paga imposto sobre ganhos de capital sobre qualquer lucro que tenha obtido com a venda.