Meditação Para Impulsionar O Sistema Imunológico

Autor: | Ultima Atualização:

Meditação alivia a mente de pensamentos estressantes.

As tensões da vida afetam seu sistema imunológico. Com o tempo, o estresse pode levar a doenças crônicas e debilitantes. Seu estilo de vida agitado pode dificultar a sua estadia para férias e escapadas para aliviar o estresse. Mas você pode impulsionar seu sistema imunológico sem sair da cidade ou de sua casa ou escritório, com apenas meia hora por dia em meditação. Praticada há milhares de anos, a meditação assume muitas formas, incluindo a meditação focada na respiração, a imaginação guiada e a meditação centrada no movimento.

Efeitos de estresse

De acordo com "Estresse Enfraquece o Sistema Imunológico", publicado pela Associação Americana de Psicologia, o estresse crônico ou a longo prazo pode devastar o sistema imunológico. Sob estresse, produtos químicos de luta ou fuga - como os hormônios adrenais epinefrina, noradrenalina e cortisol - entram na corrente sanguínea onde atacam germes invasores, vírus ou bactérias. Durante períodos de estresse agudo, quando há perigo imediato, o derramamento de hormônios de defesa no corpo aumenta o sistema imunológico, mas o estresse implacável deprime o sistema imunológico, levando à doença crônica.

Efeitos de Meditação

A meditação gerencia os processos de pensamento, fornecendo um foco não ameaçador e não estressante. Como os pensamentos são gatilhos para a liberação de substâncias químicas do estresse, uma atividade que elimina os pensamentos angustiantes reduz a liberação de hormônios do estresse e permite que o corpo busque a homeostase, ou um nível saudável de produtos químicos de estresse. Psychiatry Research relata os resultados da pesquisa sobre uma forma de meditação chamada redução do estresse baseada em mindfulness, ou MBSR. De acordo com este relatório, após oito semanas, os praticantes que gastaram 30 por dia na meditação MBSR tiveram um aumento na massa cinzenta, o que gerou muitos benefícios, incluindo a regulação emocional.

Meditação sentada

Várias formas de meditação sentada reduzem o estresse e estimulam o sistema imunológico. No Oriente, o budismo é uma forma popular de meditação. As posições sentadas, como as posições Lótus, Meia Lótus ou Birmanesa, envolvem sentar-se em uma almofada no chão com as pernas dobradas no joelho e os pés dobrados perto do corpo, dependendo da posição escolhida. Em certas formas de meditação sentada, o praticante recita um mantra - uma palavra ou vê uma chama de vela. O objetivo da palavra ou vela é ajudar o praticante de meditação com foco. No Ocidente, o treinamento da atenção plena, popularizado por Jon Kabat-Zinn, do Hospital Geral de Massachusetts, recomenda o foco na respiração. No treinamento da atenção plena, o praticante senta-se em silêncio e respira, dando toda a atenção para o processo de respiração. Os professores de meditação budista geralmente recomendam sessões de manhã e à noite de 20 minutos. Kabat treina os praticantes para meditar por 30 minutos diários.

Meditação Ativa

Yoga usa movimentos suaves e posições para exercitar o corpo. Mas a prática de yoga requer foco, pois o praticante assume posições e poses. Técnicas de respiração também são incorporadas ao exercício de yoga, contribuindo para o aspecto de atenção concentrada deste tipo de exercício. O tai chi usa movimentos delicados e deliberados em uma forma de artes marciais que exigem atenção concentrada nos movimentos do corpo e na respiração. Técnicas de meditação ativa são eficazes para indivíduos que têm dificuldade em manter o foco enquanto estão sentados ou que desejam exercitar o corpo enquanto meditam.