A Fome Está Ruim?

Autor: | Ultima Atualização:

A obsessão com o peso pode levar a passar fome.

A sabedoria convencional sobre perda de peso diz que cortar calorias resulta em um corpo mais magro. Alguns dietistas são tentados a levar este conselho ao extremo, consumindo quase nada a cada dia. Para alguns, é uma dieta rápida. Para outros, pode ser sintomático de um distúrbio alimentar. Em ambos os casos, morrer de fome pode resultar em perda de peso, mas também pode ter implicações perigosas - até mortais -

Riscos para a saúde

Apenas uma semana de dieta restritiva pode causar deficiências nutricionais, relata o "Chicago Tribune. " Seu corpo precisa de proteínas, gorduras e carboidratos, bem como uma grande variedade de vitaminas e minerais para funcionar corretamente. Embora não haja uma definição oficial do que constitui uma "dieta de inanição", consumir menos de 1.200 calorias diárias para as mulheres é considerado insalubre, de acordo com a Universidade de Washington. Mergulhar abaixo deste número por qualquer período de tempo pode levar a repercussões físicas e mentais. Os efeitos físicos podem incluir perda óssea, constipação, diminuição do desejo sexual, uma sensação crônica de frieza, fraqueza, problemas de sono e amenorréia, ou perda de um período mensal. Os efeitos cognitivos incluem problemas de concentração, habilidades de julgamento ruins, depressão, ansiedade, obsessão em pensar em comida e retraimento social. Em casos extremos, morrer de fome pode ser fatal. Mesmo se você não estiver extremamente abaixo do peso, uma falha consistente em consumir calorias diárias suficientes pode levar a arritmias, ou ritmos cardíacos anormais, bem como a desequilíbrios eletrolíticos. Ambas as questões podem causar morte súbita, afirma MayoClinic.com

Crash Dieting

O objetivo de uma dieta restrita é perder peso rapidamente. No entanto, qualquer peso perdido provavelmente voltará logo que você começar a comer normalmente de novo. As razões para isso são duas, relata o "Chicago Tribune". Primeiro, quando você quebra a dieta, seu corpo retarda o metabolismo para economizar energia. Quando você começa a comer de novo, esse metabolismo lento não acelera rápido o suficiente para queimar as calorias adicionais. Segundo, dietas radicais não ensinam hábitos alimentares ou de exercício adequados, que são necessários para manter o peso a longo prazo. Tente perder de 1 a 2 libras por semana consumindo 500 calorias a menos por dia ou consumindo 500 calorias por exercício.

Signs of Starvation

Se você está preocupado com o número de calorias que ingere regularmente e Se você tiver algum efeito sobre sua saúde, consulte um médico ou um nutricionista registrado. No entanto, existem vários sinais ou fatores de risco a serem observados em você ou em um ente querido. Anorexia nervosa, um transtorno alimentar envolvendo a obsessão com o peso, é mais comum em mulheres, particularmente adolescentes, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, devido à pressão da mídia e da sociedade. Outros fatores de risco para esse transtorno incluem genética, histórico familiar e situações de vida estressantes ou transições. Sinais de inanição incluem extrema perda de peso, fadiga, insônia, tonturas ou desmaios, frágil ou quebra de cabelo e uma descoloração azulada na ponta dos dedos, para citar alguns. Além disso, procure sinais sociais menos aparentes, como a negação da fome, a abstinência social, mentiras sobre comida ou padrões excessivos de exercícios.

Tratamento médico

Enquanto um ou dois dias de ingestão calórica reduzida - como jejum por motivos religiosos ou médicos - não terão efeitos a longo prazo sobre a saúde, alguns casos de fome exigirão intervenção médica. Se você ou um ente querido sentir qualquer número de sintomas físicos ou mentais ou efeitos de fome, marque uma consulta com um profissional médico. Casos graves de fome podem ser tratados pela admissão em uma instalação médica, onde os sinais vitais, níveis de hidratação e eletrólitos serão monitorados. Algumas situações podem exigir um tubo de alimentação. Uma parte significativa do tratamento é dedicada à recuperação da saúde mental, determinando o que levou à fome ou obsessão com o peso e a alimentação.