Como Escrever Uma Carta Sobre O Assédio No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Seu empregador é responsável por fornecer a você um ambiente de trabalho seguro.

Todos têm o direito de trabalhar em um ambiente seguro e cabe ao seu empregador fornecer isso. Mas se as ações de alguém criarem um local de trabalho que seja intimidador, hostil ou ofensivo, o comportamento pode ser ilegal. De acordo com a US Equal Employment Opportunity Commission, conduta ofensiva inclui “piadas ofensivas, insultos, epítetos ou xingamentos, ataques físicos ou ameaças, intimidação, ridicularização ou zombaria, insultos ou insultos, objetos ofensivos ou imagens, e interferência no desempenho do trabalho. Se isso soa como algo que está acontecendo com você, você pode ser vítima de assédio e você tem o direito de falar.

Entre em contato com um representante de recursos humanos para entender melhor como denunciar denúncias de assédio. Alguém em recursos humanos provavelmente conduzirá uma investigação sobre o assunto e depois seguirá com a ação disciplinar apropriada. Nessa situação, talvez você não precise escrever uma carta para documentar a situação.

Documente todos os incidentes de assédio. Registre as datas e horários de cada ocorrência, bem como as partes envolvidas. Inclua não apenas o nome do ofensor, mas também quaisquer testemunhas do evento. Se você não conseguir lembrar datas e horários, observe a semana ou o mês.

Relacione apenas os fatos e evite tirar conclusões ou dar sua opinião sobre a situação. As opiniões podem às vezes ofuscar os fatos, portanto, detalhe exatamente o que foi dito ou feito com você - não importa o quão ofensivo seja. Se alguém se dirigiu a você com vulgaridades, coloque-as em sua carta.

Relate as etapas realizadas para resolver a situação. Se, por exemplo, você falou diretamente com a pessoa em questão, detalhe o resultado da conversa. Os comportamentos de assédio aumentaram? Eles permaneceram os mesmos? Se você relatou o incidente a um gerente, faça o mesmo. Ela ignorou sua queixa? Ela conversou com o infrator, mas o assédio continuou? Reúna o máximo de informação possível.

Considere falar com uma ou mais das testemunhas do comportamento de assédio. Pergunte se eles estariam dispostos a escrever ou dar uma declaração para apoiar sua reivindicação de assédio.

Enderece a carta apenas para as pessoas que devem receber a queixa. Se os recursos humanos já estiverem lidando com o assunto, você só precisará fornecer uma cópia da reclamação ao representante com quem está trabalhando. Se, no entanto, você denunciou o comportamento de assédio a um gerente direto, talvez seja necessário fornecer uma cópia a ela, bem como ao representante de RH.

Ponta

  • Considere falar com um advogado, especialmente quando um empregador não investigar e corrigir sua queixa. A ação legal pode então ser necessária.