Ambas as partes devem assinar o documento de aluguel.
Ao alugar um apartamento ou condomínio de nível único, também conhecido como “flat”, até mesmo um acordo verbal é juridicamente vinculativo, mas é sempre uma boa prática redigir um contrato que o locador e o inquilino assinem. Você não tem que ser um advogado ou conhecer um advogado - apenas certifique-se de fornecer todos os detalhes e termos pertinentes em seu contrato de locação. No caso em que seu inquilino não pagar aluguel ou quebra outros termos, esta documentação legalmente vinculativa pode capacitá-lo para obter posse de sua propriedade de volta através de um processo de tribunal municipal de habitação.
Familiarize-se com as leis locais de inquilino e senhorio com o tribunal de habitação local da sua comunidade ou com o painel de controle de aluguéis. Eles podem fornecer uma concessão clichê e, se aplicável, condições ou linguagem proibida.
Estabeleça um período de locação com seu inquilino. Se você deseja mais flexibilidade no contrato, um contrato mensal permite que você cancele ou altere os termos a cada 30 dias. Um contrato de prazo fixo de seis a 12 meses é ideal para os proprietários que querem um compromisso mais longo.
Identifique o "senhorio" e "inquilino" por nome completo, conforme impresso na identificação oficial, como uma carteira de motorista ou certidão de nascimento. No caso em que o proprietário flat é um negócio ou corporação, use o nome da empresa em vez disso.
Escreva no endereço do apartamento, especificando o prédio e os números da suíte, se for o caso. Elaborar se o aluguel do locatário incluir o uso de itens ou espaços além do interior, como móveis, áreas de armazenamento, equipamentos de ginástica, áreas de recreação e vagas de estacionamento.
Indique qualquer política ou limitação de hóspede aplicável para ocupantes adicionais ou subarrendamento.
Especifique o valor do aluguel e as condições de pagamento. Observe o valor do aluguel em numérico e longo, juntamente com a data final de vencimento, formas aceitáveis de pagamento e recebedor. Se você tiver uma política de multas por atraso ou cheque devolvido, esclareça-a nesta seção.
Soletrar quais utilitários são necessários para o apartamento, observando quais são as responsabilidades do proprietário e quais o inquilino deve pagar.
Registre qualquer quantia depositada, juntamente com detalhes sobre como eles serão descontados e devolvidos no final do contrato, se o apartamento não for devolvido em boas condições com “desgaste normal”.
Dê detalhes sobre quais tarefas de manutenção são de responsabilidade do inquilino, como remoção de neve, remoção de lixo e manutenção do gramado.
Itens que você precisará
- Caneta
- Papel
- Dados do inquilino e senhorio
Aviso
- Suas leis locais de locatários e locatários podem exigir valores de taxas atrasadas e como os valores de depósitos devem ser cobrados e devolvidos.