Não baseie as habilidades de uma pessoa em sua pele ou cor de cabelo.
Sempre que você ouve "houve essa loira que entrou em um bar ..." você está ouvindo uma piada baseada em um estereótipo. Inevitavelmente, a loira fará ou dirá algo para risos ilícitos e alguém concordará que as loiras realmente devem ter uma pista. Estereotipar as cores é a forma como as pessoas percebem o mundo, mas categorizam injustamente as pessoas com base em generalidades. Esse tipo de conversa não tem negócios no local de trabalho. Mas os empregadores podem limitar os estereótipos com um pouco de esforço.
Use o boletim informativo da empresa para informar os funcionários sobre a prevalência de estereótipos e como isso afeta o local de trabalho. Mencione como os estereótipos reduzem a produtividade e podem ser vistos como discriminação, o que pode limitar as opções de carreira de um funcionário e prejudicar a auto-estima, para não mencionar abrir a porta para a ação legal. Os funcionários que ouvem outras pessoas fazendo comentários estereotipados podem ver o local de trabalho como um local terrível para trabalhar, onde suas realizações são desvalorizadas.
Fornecer aos funcionários discriminação e treinamento de conscientização cultural. Durante o treinamento, use ferramentas para mostrar como as pessoas julgam os outros por generalidades comuns. Faça uma lista de ocupações, como bombeiro, creche, policial, secretária, médico e enfermeiro. Você pode expandir a lista para incluir pessoas de diferentes nacionalidades ou faixas etárias. Já os funcionários listam as características dos trabalhadores nessas profissões. Apontar quando os funcionários assumem que uma profissão é masculina e outra é feminina ou a idade ou a aparência física é listada como um traço.
Desenvolver uma política de discriminação que proteja a empresa e os funcionários. Defina a discriminação e como ela se correlaciona com os estereótipos. Dar orientações aos funcionários para identificar os infratores e como relatá-los. Esclarecer que a empresa tem uma política de tolerância zero e soletrar as repercussões da violação da política. Certifique-se de que cada funcionário assine a política e mantenha uma cópia em seu arquivo pessoal. Você não quer que um funcionário afirme que ela não conhece as regras.
Criar oportunidades para os funcionários interagirem uns com os outros e pessoas de diferentes origens culturais. Aprender sobre pessoas diferentes delas é uma ótima maneira de mostrar a elas quão imprecisos são os estereótipos. Celebre a Semana da Conscientização Cultural e incentive os funcionários a participar. Você pode oferecer uma recompensa pela criação de quadros de avisos de conscientização cultural ou oferecer um almoço para funcionários que concordam em falar diante de uma audiência sobre sua raça, religião e nacionalidade.
Aviso
- Tenha em mente que a discriminação é ilegal. Se você falhar em educar e proteger os funcionários contra discriminação e estereótipos, você poderá enfrentar uma ação judicial.