Como Melhorar O Equilíbrio De Esgrima

Autor: | Ultima Atualização:

Boa postura é igual a um bom equilíbrio.

A esgrima não serve apenas como uma alternativa clássica - e inegavelmente romântica - às aulas de aeróbica e spin. Ele ajuda a aprimorar o controle muscular, o foco mental e a postura física, além de proporcionar um treino cardiovascular saudável - para uma mulher com peso de 800 kg, uma hora de esgrima derrete um pouco mais de calorias 150, de acordo com estimativas da HealthStatus. Antes de poder levar estes benefícios consigo, precisa de aprender o equilíbrio na pista ou na área de jogo. Embora nenhum truque seja uma correção instantânea, melhorar seu equilíbrio depende da prática correta de postura e trabalho de pés.

Distribua o peso do seu corpo uniformemente pelos dois pés quando estiver na posição de garde - evite a tentação incômoda de se apoiar no pé da frente. Cada joelho deve estar alinhado com o pé. Com uma distribuição uniforme de peso, seu corpo ganha estabilidade e é menos propenso a vacilar ou balançar.

Mantenha o pescoço e as costas retas o tempo todo. Imagine uma corda invisível puxando sua cabeça graciosamente em direção ao teto. Sua cabeça, ombros e quadris - seu importantíssimo centro de gravidade - deve cair em linha reta. Foque os olhos para a frente como se envolvesse um oponente imaginário para encorajar essa postura, que é vital para manter o equilíbrio - um arqueado ou encurvado facilita o seu corpo a se inclinar e se inclinar.

Dobre os joelhos, dobre os joelhos e dobre os joelhos. Você pode ter ouvido este ad nauseum do seu instrutor e por um bom motivo. Em nenhum momento durante a esgrima, as pernas devem se transformar em postes de vedação rígidos. Dobrar seus joelhos abaixa seu corpo mais perto do chão, o que promove a estabilidade do núcleo e o movimento suave e fluente praticado pelos melhores esgrimistas.

Mantenha o espaçamento dos pés estabelecido em sua posição en garde. Embora esse espaço varie de acordo com seu próprio conforto e estilo, ele não deve ser mais largo que a largura dos ombros ou mais próximo do que a largura de um único pé. Mesmo que você avance e recue, mantenha o espaço consistente para manter seu corpo agradável e estável.

Aponte ligeiramente o seu dedo do pé para a frente para aumentar sua estabilidade. Este simples, mas muitas vezes negligenciado, ajuda você a fazer um avanço mais rápido e retirar-se enquanto reduz a fadiga do joelho e tornozelo. Mantenha seu dedo do pé da frente apontado para frente o tempo todo para equilibrar e fortalecer seu avanço - pense nos dedos dos pés como uma flecha apontando o caminho em direção ao seu oponente.

Pratique ataques de pé adequados. Aterre cada passo nas pontas dos pés para manter o equilíbrio durante o movimento rápido.

Faça mais exercícios de footwork do que você acha que precisa. No mínimo, sempre reveja seu en-garde, avance, retire-se, verifique a etapa e lunge - concentrando-se na forma apropriada acima de tudo - antes de começar a esgrima. Pratique estas etapas em conjuntos de pelo menos cinco para 10 cada. Com um trabalho de pés adequado, surge um bom equilíbrio e, à medida que você faz mais exercícios, o trabalho de pés acaba se tornando uma segunda natureza.

dicas

  • Melhore sua postura no dia-a-dia e traga essa postura para a sua prática de esgrima. Mantenha as costas e o pescoço retos enquanto você pica o computador. Evite inclinar-se muito para a frente quando você está batendo no sofá.
  • Aqueça-se com 10 para 15 minutos de exercício de corpo inteiro, como correr, pular corda ou - melhor ainda - exercícios de esgrima para encorajar uma gama completa de movimentos. Além de prevenir lesões e dores, o aumento do controle muscular que você ganhará com um bom aquecimento ajudará a melhorar seu equilíbrio.
  • Concentre-se no movimento suave e controlado em todos os momentos, mantendo os músculos relaxados enquanto você se aproxima. Liberte mentalmente sua tensão antes de começar. Respire regularmente e profundamente enquanto pratica, concentrando-se inteiramente no momento em questão.