Como Implementar Um Programa De Cessação Do Tabagismo No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A implementação de um programa de cessação do tabagismo beneficia todos os funcionários.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o uso do tabaco custa US $ 96 bilhões por ano em despesas médicas diretas e US $ 96.8 adicionais em perda de produtividade devido a doenças ou deficiências médicas. O fumo passivo pode ser tão perigoso para aqueles que o respiram. Programas patrocinados pela empresa para ajudar os funcionários e seus cônjuges a parar de fumar promovem a saúde de todos.

Questões legais

Um empregador tem o direito legal de proibir o fumo na propriedade da empresa, em eventos de empresas externas e em veículos de propriedade da empresa. Além disso, a lei fica turva se você estiver planejando um programa de cessação do tabagismo. Você precisará consultar um advogado que esteja familiarizado com as leis do seu estado. Vinte e nove estados têm leis que impedem os empregadores de interferir com o direito do fumante de fumar em seu próprio tempo. Mesmo que o hábito desse funcionário possa estar aumentando o custo do seu plano de saúde em grupo, você pode não ter o direito de demiti-lo por causa disso.

Configurando o Programa

A implementação de um programa de cessação do tabagismo deve ser feita com um plano bem elaborado, aprovado e totalmente apoiado pelo proprietário ou pela gerência sênior da empresa. Muitas empresas permitem de quatro a seis meses entre o momento em que o plano é aprovado e a data em que ele é implementado. Se você planeja cobrar dos fumantes um prêmio maior por assistência médica, você deve oferecer um programa de cessação de acordo com os regulamentos do HIPPA. Enquanto muitos fumantes aceitam a realidade de um local de trabalho livre de fumo, abraçar um programa de cessação não se assenta tão bem com eles. Recursos humanos devem revisar manuais de funcionários, materiais de treinamento e documentos de políticas. Você pode obter idéias e apoio de organizações como a American Lung Association, a American Cancer Society e o National Business Group on Health.

Apresentando o Programa

Ir a um local de trabalho livre de fumo e implementar um programa para ajudar os funcionários a abandonar o hábito pode ser um choque para alguns, por isso não deixe dúvidas sobre sua intenção. Bem antes da data de implementação, publique anúncios e explicações em todos os lugares onde os funcionários os verão - boletins informativos da empresa, pôsteres e inserções com cheques de pagamento. Prepare folhetos de perguntas frequentes e faça com que seus gerentes e supervisores compartilhem as informações que receberam. Você pode querer ter reuniões da empresa para explicar os programas e enfatizar sua importância.

O programa de parar de fumar

Se você planeja cobrar dos fumantes um prêmio maior por assistência médica, eles devem receber um programa para ajudá-los a se livrar do tabaco. Você pode oferecer aconselhamento clínico, aulas de apoio e uma linha telefônica. Você também pode fornecer terapia de reposição de nicotina - produtos como goma e adesivos - e medicamentos para reduzir o impacto da retirada da nicotina. Seu programa de cessação deve estar em andamento para estar disponível para novos funcionários e repetidores.