Como Calcular O Orçamento De Uma Ação Beta

Autor: | Ultima Atualização:

O beta compara a volatilidade de uma ação com a de um índice de ações diversificado.

A beta de uma ação é uma medida que permite saber quanto uma ação se move em relação a referência, como o índice Standard & Poor's 500. O benchmark, uma cesta de ações bem diversificada, representa o mercado de ações como um todo. Encontrar o beta de um estoque permite que você saiba quais são suas tendências e como ele atuou historicamente em relação aos principais índices do mercado de ações. Isso ajuda a determinar se esse estoque é muito conservador ou muito arriscado para sua carteira.

Reunir preços de fechamento diários históricos para o S & P; 500 e cole ou baixe-os em uma planilha. Coloque as datas na Coluna A e os preços de fechamento na Coluna B. Os preços de fechamento históricos estão disponíveis em várias fontes on-line. Use pelo menos 50 preços de fecho históricos, de preferência 100 ou mais.

Reúna os preços de fecho diários históricos de um stock específico e cole-os ou transfira-os para a sua folha de cálculo. Coloque as datas na coluna C e os preços de fechamento na coluna D. Use o mesmo número de preços de fechamento da ação que você usou para o S & P; 500. Por exemplo, se você colou 100 datas e preços de fechamento para o índice, também terá 100 datas e preços de fechamento para seu estoque

Calcule a variação percentual diária do índice e do estoque na Coluna E e F respectivamente . A alteração percentual diária é calculada tomando primeiro o valor atual menos o valor anterior e dividindo-o pelo valor anterior. Para configurar uma fórmula na sua planilha, na célula E2 digite "= (B2-B1) / B1". Faça o mesmo na coluna F, usando valores da coluna D, para calcular as alterações percentuais diárias da ação.

Copie as fórmulas até o final dos preços de fechamento históricos para o índice e o estoque. A planilha calculará automaticamente as alterações percentuais diárias. Calcular manualmente uma das alterações percentuais diárias para garantir que a fórmula foi digitada e copiada corretamente

Use a planilha para calcular a covariância das alterações percentuais diárias entre o índice e o estoque. Por exemplo, se você tiver 100 preços de fechamento históricos, em um tipo de célula não usado "= COVAR (E1: E100, F1: F100)", pressione Enter.

Calcule a variação das movimentações percentuais do índice em uma célula da planilha não usada. A variação é calculada digitando-se a fórmula "= Var (E1: E100)", supondo que você tenha 100 preços históricos.

Determine o beta da ação. Divida o número de covariância pela variância do índice. O resultado é o beta da ação. Beta é, portanto, a covariância dos retornos das ações versus índice, dividida pela variância do índice.

Interpretar o beta da ação. Os valores beta variam de negativo a positivo, com um beta negativo indicando que o estoque se move na direção oposta do índice de referência. As ações com um beta positivo se movem na mesma direção do índice. O índice sempre tem um beta de 1 e os betas maiores ou menores que 1 refletem maior ou menor volatilidade. Uma ação com um beta de 2 se move na mesma direção do benchmark, mas tem o dobro da volatilidade. Uma ação com um beta de 0,5 negativo move-se na direção oposta do índice, mas é metade volátil.

Itens que você precisará

  • Spreadsheet

Dicas

  • R-quadrado é uma medida estatística que determina a confiabilidade do beta de uma ação. Uma leitura de R ao quadrado próxima a 1 indica que o beta é confiável. Um R-quadrado de 0,8 ou menos significa que o beta pode não representar com precisão o desempenho da ação.
  • Em sua planilha, calcule o R-quadrado usando a fórmula RSQ (E1: E100, F1: F100)
  • Use fórmulas tanto que possível; Se você adicionar dados ou fizer alterações, as fórmulas serão copiadas com facilidade e com mais rapidez do que o cálculo manual.

Aviso

  • A versão beta é baseada em dados históricos de preços e não prevê necessariamente como uma ação será executada ou movimentada no futuro.