
Ganhe controle financeiro sobre sua vida.
Um plano de orçamento pessoal é uma ferramenta incrivelmente útil, não apenas ajudando você a controlar sua renda e suas despesas, mas também dando-lhe um impulso psicológico de se sentir mais no controle de gastos e economias. Você pode usar um orçamento pessoal para reduzir sua dívida, atingir metas de poupança de curto e longo prazo ou se preparar para uma compra importante, como comprar uma casa, voltar para a escola ou viajar pelo mundo. Use um plano de orçamento que reflita seu estilo de vida, de modo que aderir ao seu orçamento seja mais gratificante do que punitivo.
Encare os fatos. Muitas pessoas subestimam o quanto gastam naqueles double chai lattes, revistas, presentes e coquetéis, e depois se perguntam para onde foi o dinheiro. A maneira comprovada de avaliar seus gastos mensais é usar dinheiro e um notebook e acompanhar cada compra.
Total de seus gastos. Olhe para as suas compras em dinheiro, bem como as despesas regulares, como pagamentos de aluguel ou hipoteca, pagamentos de carro, empréstimos estudantis, mantimentos, despesas médicas, utilitários e pagamentos da dívida. Anote suas despesas, certificando-se de adicionar uma almofada para as contas que flutuam.
Retire seus registros financeiros ou extratos bancários para que você possa criar categorias para contabilizar as despesas irregulares, tais como impostos sobre a propriedade, manutenção do lar, roupas, férias, imposto de renda, presentes de Natal e seguro residencial ou do locatário. Amortize essas despesas estabelecendo uma quantidade mensal igual ao total anual.
Especifique sua renda. Use contracheques, declarações de juros e extratos bancários para obter um valor mensal da renda familiar. Coloque essas informações em uma coluna separada de suas despesas para que você possa facilmente totalizar sua renda e compará-la com suas despesas mensais.
Crie espaço para respirar. Você tem uma probabilidade maior de fazer o orçamento com sucesso se permitir uma pequena quantia de gastos espontâneos. Depois de ter uma conta poupança, conta de aposentadoria e uma conta de emergência, você pode reservar dinheiro para um subsídio de adulto que cobre algumas dessas revistas e chai lattes.
dicas
- Verifique seu orçamento a cada poucos meses para ver se as categorias e as quantidades refletem com precisão seus hábitos de gastos e de poupança. Ajuste-o de acordo, certificando-se de que você ainda pode alcançar seus objetivos financeiros.
- Considere o uso de uma ferramenta de orçamento on-line, como as planilhas no site Mint.com, para acompanhar os gastos e representar graficamente suas tendências financeiras.




