Massagens fazem o seu gatinho sentir-se mimado, mas também servem a um propósito de cura.
Todo mundo gosta de uma massagem agradável e relaxante, incluindo o seu gato. Uma massagem pode fazer o seu gatinho sentir-se mimado, mas na verdade também serve a um propósito de cura. Massagistas profissionais estão se tornando mais comuns, mas você pode massagear seu gato em casa para uma experiência que irá beneficiar a ambos.
Benefícios para massagens com gatos
Massagem, seja em adição à fisioterapia ou como terapia por conta própria, beneficia os humanos, então não deveria ser surpreendente que isso possa ser bom para o seu gato também. Manipular os músculos do seu gatinho vai acalmar e relaxá-la e ajudar a curar traumas. Dar ao seu gato uma massagem pode ajudar a aliviar a dor da artrite, problemas nas articulações e tensões e entorses. A massagem também é eficaz para melhorar a circulação e desestimular o tecido cicatricial e outros acúmulos fibrosos. Massagens regulares para o seu gato lhe dará a oportunidade de se familiarizar com o seu pequeno corpo peludo, que pode resultar na captura precoce de tumores, lesões e outras anormalidades. E desde que acariciar um gato reduz a pressão arterial, o tratamento do seu gatinho para uma massagem irá beneficiá-lo como um bônus adicional.
Técnicas de Massagem
Existem quase tantas técnicas de massagem felina quanto métodos para massagear humanos. O movimento articular passivo é muito parecido com a fisioterapia tradicional que envolve alongar e mover uma articulação lesada para melhorar a amplitude de movimento do seu gato. Algumas técnicas concentram-se em aumentar o fluxo sanguíneo, o toque passivo para aquecer a pele e o tecido muscular do seu gato, acariciando e acalmando o seu gatinho e amassando. O amassamento é semelhante à massagem dos tecidos profundos, mas a pressão usada em seu gato será muito menor do que a que é usada em humanos. Esta é uma técnica que é melhor deixar para um profissional para evitar aplicar muita pressão e, inadvertidamente, prejudicar o seu gatinho.
Massagem Kitty DIY
Se você gostaria de dar uma massagem ao seu gato, comece em sua cabeça e trabalhe de volta. Raspe para trás e entre as orelhas e esfregue suavemente as orelhas uma de cada vez. Raspe os lados do rosto e, em seguida, sob o queixo e volte para o topo da cabeça. Em seguida, segure firmemente o comprimento do corpo do seu gatinho, da cabeça até a cauda, várias vezes. Concentre-se em acariciar apenas as costas dela algumas vezes e depois acaricie toda a extensão do corpo - cauda incluída - duas ou três vezes mais. Finalize acariciando lentamente a cauda dela, começando na base e apertando suavemente a cauda dela em sua mão enquanto você a puxa ao longo do comprimento.
Cuidados
Dar ao seu gato um carinho suave e de corpo inteiro é uma coisa, mas a tentativa de fazer fisioterapia é algo diferente. Se o seu gato precisar de massagem terapêutica, seu fisioterapeuta poderá mostrar algumas técnicas que você pode usar em casa, mas não deve tomar isso como licença para interromper seu tratamento profissional. Também não é uma boa idéia adiar o tratamento veterinário para qualquer condição, tentando fazer massagem em casa como substituto. Se o seu gato tiver febre ou infecção ou estiver sofrendo de choque, leve-a para ver o veterinário imediatamente. Você pode acalmá-la acariciando-a enquanto se senta na sala de espera, mas uma massagem em geral não corrige problemas relacionados a febre, infecção ou choque.