Excesso De Vitamina B6, B9 E B12

Autor: | Ultima Atualização:

Frutos do mar e verduras são geralmente ricos em vitaminas do complexo B.

As vitaminas do complexo B são solúveis em água, de modo que seu corpo absorve o que precisa e envia o excesso para o fígado, que o expurga pela urina. Pode parecer seguro ingerir quantidades excessivas dessas vitaminas, mas isso ainda pode causar problemas, incluindo danos ao fígado, pâncreas ou sistema nervoso.

Ingestão Recomendada

O Instituto de Medicina recomenda que adultos até a idade de 50 recebam 1.3 miligramas de vitamina B-6 por dia. Mulheres acima de 50 precisam de 1.5 miligramas e homens acima de 50 precisam de 1.7 miligramas. Também recomenda que todos os adultos recebam 400 microgramas de vitamina B-9 ou folato e 2.4 microgramas de vitamina B-12 por dia. O IOM estabeleceu limites máximos de ingestão toleráveis, ULs, para vitaminas B-6 e B-9 em 100 miligramas e 1,000 microgramas por dia, respectivamente, e adverte que exceder essa ingestão pode causar problemas. Devido à falta de dados, não definiu um UL para a vitamina B-12.

Excesso de Vitamina B-6

Altas concentrações de piridoxina, a forma de vitamina B-6 que os fabricantes de suplementos nutricionais usam em seus produtos, podem levar à neuropatia sensorial, uma condição neurológica que causa dormência e dificuldade de locomoção. Para evitar o consumo excessivo de piridoxina, você pode obter com segurança a quantidade recomendada de vitamina B-6 comendo peixe, frango, peru, feijão, espinafre, banana, mamão, morango ou melão.

Excesso de Vitamina B-9

É seguro ingerir grandes quantidades de vitamina B-9, também chamada de ácido fólico ou ácido fólico, a partir de alimentos, mas B-9 excessivo de suplementos sintéticos pode ser prejudicial, de acordo com a LPI, especialmente se você é deficiente em vitamina B-12. Pessoas com deficiências de vitamina B-12 que tomam grandes doses de vitamina B-9, geralmente 5,000 microgramas ou mais por dia, podem desenvolver danos neurológicos irreversíveis. A deficiência de B-12 é difícil de detectar porque os sintomas são semelhantes aos da deficiência de vitamina B-9.

Excesso de Vitamina B-12

A vitamina B-12 é segura em grandes doses. Isso pode beneficiar aqueles que tomam certos medicamentos que inibem a absorção desse nutriente pelo corpo. Se você estiver tomando medicamentos para a síndrome de Zollinger-Ellison, doença do refluxo gastroesofágico ou úlceras pépticas, você pode ter um risco aumentado de deficiência de B-12 porque os inibidores da bomba de prótons e antagonistas dos receptores H2 impedem seu corpo de absorvê-lo, de acordo com NIH pesquisadores que publicaram um estudo no "American Journal of Medicine" no 1997. Algumas medicações de colesterol, antibióticos e tratamentos de gota podem inibir a absorção de vitamina B-12 também.