
Não deixe os pés dormentes estragar o seu treino.
Máquinas elípticas são uma ótima opção para prevenir lesões nas articulações em comparação com esteiras, mas muitos fãs entusiasmados se queixam de dormência nos pés. A dormência do pé, ou parestesia, é um fenômeno comum quando se usa um elíptico que pode ser evitado com ajustes muito simples.
Dormência da pressão
Na maioria dos casos, a parestesia é o resultado de uma pressão consistente e implacável nas bolas dos pés. Os benefícios de proteção articular de uma máquina elíptica derivam da posição fixa dos pés. Desde que você não está pisando ou saltando, o desgaste em suas junções é mínimo. No entanto, essa mesma posição fixa é o que faz com que você coloque muita pressão contínua nas pontas dos pés. Isso pode impedir o livre fluxo de sangue para os seus pés, dando-lhe aquela sensação de dor. A melhor maneira de evitar isso é alterar o exercício após alguns minutos, girando para trás em seu elíptico. Este ajuste irá colocar temporariamente a pressão no seu calcanhar, aliviando a bola do seu pé e deixando o sangue fluir de volta para os seus dedos.
Seus sapatos são apertados demais?
Pressão do posicionamento do pé não é o único culpado quando se trata de pés dormentes. Às vezes, amarrar o calçado com muita força pode causar parestesia. Solte o seu calçado em torno dos dedos dos pés. Isso ajudará a tirar um pouco da força de seus pés, o que ajudará no fluxo sanguíneo. Tente mexer os dedos dos pés de vez em quando, enquanto se exercita para voltar a trabalhar no sangue.
Prevenção é a melhor cura
A rigidez nos pés pode contribuir para dormência e inflamação. Certifique-se de alongar antes de iniciar o treino. A panturrilha levanta para trabalhar o arco do seu pé, obtendo um bom fluxo sanguíneo do dedo do pé ao calcanhar. Sente-se e puxe-o para trás, esticando o arco na direção oposta. Estes movimentos de aquecimento devem ajudar a evitar essa dormência espinhosa.
Às vezes há um problema maior
Embora essas ferramentas ajudem a reverter e evitar a dormência do pé, se o problema persistir, considere consultar um podólogo. Pressão prolongada no pé pode causar irritação do nervo, ou "neuroma", que deve ser abordado antes de se exercitar novamente. Segundo o Dr. Saam, um podólogo em Washington, os nervos nas cápsulas articulares na bola do pé podem ficar inflamados se submetidos à pressão constante de um aparelho elíptico. Se a sua dormência se formar em dor, certifique-se de consultar seu médico antes de continuar sua rotina de exercícios.




