O Valor De Uma Ação Do Estoque Depende De Dividendos?

Autor: | Ultima Atualização:

Você pode encontrar o preço de qualquer ação em poucos segundos. Basta digitar o símbolo do ticker em um mecanismo de pesquisa e você está aí. Mas determinar o valor de uma ação - o que realmente vale a pena, o que pode ou não corresponder ao preço - é algo totalmente diferente. Os investidores têm todo tipo de maneiras de calcular o valor de uma ação. Em alguns modelos, esse valor depende dos dividendos que o estoque paga.

Fluxos de caixa

Apesar de toda a conversa sobre "ganhar dinheiro" no mercado de ações, uma parte das ações realmente produz dinheiro de duas maneiras: dividendos e ganhos de capital. Um dividendo ocorre quando o conselho de administração da empresa decide distribuir alguns (ou todos) os lucros da empresa aos acionistas. Os ganhos de capital ocorrem quando você vende a ação por mais do que pagou por ela.

Valor presente

Um princípio fundamental das finanças é a ideia de que o preço de qualquer investimento é simplesmente o valor presente de todos os fluxos de caixa futuros que serão gerados por esse investimento. "Valor presente" significa, essencialmente, o valor em dólares de hoje, após o ajuste dos valores futuros para a inflação e outros fatores. Quando as pessoas têm opiniões divergentes sobre o valor de uma ação, o que elas estão realmente discordando é o potencial da empresa de produzir fluxos de caixa para os investidores, seja como dividendos ou ganhos de capital. Se a sua percepção do valor presente de uma ação for maior do que o preço atual da ação, então é uma barganha e você compraria a ação. Mas se o preço exceder a sua opinião sobre o valor da ação, você a evitaria.

Crescimento de dividendos

Vários métodos de avaliação de ações se concentram apenas em dividendos, sendo o mais popular deles o modelo de crescimento de Gordon. Este modelo valoriza uma parte do estoque de acordo com a fórmula D / (rg), onde "D" é o próximo dividendo da empresa, "r" é o retorno exigido da empresa e "g" é a taxa na qual os dividendos devem crescer o futuro. O retorno exigido é o retorno que os investidores esperam que a empresa produza; é o "preço" de obter capital dos investidores e varia de acordo com o retorno que os investidores podem obter de outros investimentos. A taxa de crescimento dos dividendos depende de quanto de seu lucro a empresa deve reinvestir em si mesma, em vez de distribuir como dividendos, e que tipo de retorno a empresa deve gerar sobre esse capital reinvestido.

Considerações

A avaliação baseada em dividendos não parece levar em conta o potencial de ganhos de capital. Mas a teoria por trás da avaliação de dividendos é que o preço de uma ação vai subir ou cair junto com as expectativas de seus dividendos. Descobrir os valores corretos para "r" e "g", prossegue o pensamento, e os ganhos de capital serão incorporados à fórmula. Uma das principais críticas à avaliação de dividendos é que ela não é de nenhuma utilidade para empresas que não pagam dividendos; Se "D" é 0, afinal, o valor da ação deve ser zero, e isso simplesmente não é o caso. De um modo geral, a avaliação baseada em dividendos funciona melhor para empresas maduras e estáveis, com histórico de pagamento de dividendos. As empresas jovens que estão concentrando suas energias no crescimento, em vez de devolver o dinheiro para os investidores, são melhor avaliadas com outros métodos, como modelos que comparam seus ganhos e outros fundamentos com outras empresas de seus setores.